Início >> Ufba Em Pauta >> Faculdade de Direito da UFBA lança obra sobre seu processo de criação

Faculdade de Direito da UFBA lança obra sobre seu processo de criação

Um tributo aos 124 anos de fundação da FDUFBA

 

 

A obra que aborda os vários protagonistas que fizeram da Faculdade de Direito a primeira Faculdade da República, em 1891, será lançada às 19h30h, do próximo dia 20/05, na Sala da Congregação da Faculdade de Direito da UFBA. Intitulado “Faculdade de Direito da Bahia: processo histórico e agentes de criação da Faculdade Livre no final do século XIX”, o livro é de autoria do professor Júlio Rocha e é um tributo à construção coletiva em meio aos 124 anos da FDUFBA. 

A obra relembra o processo histórico e os sujeitos que foram determinantes para a criação da Faculdade de Direito da Bahia, fazendo reflexões sobre  as condições históricas que possibilitaram o surgimento da Faculdade, ainda no final do século XIX.  O volume analisa as condições políticas do início da República, a Reforma Benjamim Constant e o processo de criação das Faculdades Livres. Faz reflexão sobre as condições históricas que possibilitaram o surgimento da Faculdade da Bahia, suas primeiras turmas, direção, congregação, revista da Faculdade de Direito e fatos marcantes, como o Manifesto dos Estudantes da Faculdade de Direito contra o massacre das forças armadas aos conselheiristas, na ocasião da Guerra de Canudos que aconteceu em 1897.


O autor   

Julio Cesar de Sá da Rocha é Professor Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia. Vice-Diretor eleito da FDUFBA (2013-2017) possui Mestrado (PUC São Paulo, 1998) e Doutorado em Direito (PUC São Paulo, 2001), Pós-Doutorado em Antropologia (UFBA, 2012), Professor Concursado de História do Direito e Sociologia Jurídica da FDUFBA. Do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFBA (Mestrado e Doutorado). Vice-coordenador do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania da UFBA (MPSPJC). Da Law and Society Association (LSA, EUA). Coordenador da Comissão de Memória e Verdade Eduardo Collier Filho.  Do Laboratório de História do Direito da FDUFBA.