Início >> Ufba Em Pauta >> Exposição faz homenagem a membros da mesma família que estudaram na UFBA

Exposição faz homenagem a membros da mesma família que estudaram na UFBA

Família "Dos Anjos": estudantes negros e vitoriosos

A história vitoriosa de uma família negra baiana que se mistura com a trajetória de 70 anos da Universidade Federal da Bahia. Este é o foco da exposição fotográfica "Dos Anjos", em cartaz no Instituto de Geociências da UFBA, no campus de Ondina, em Salvador, até as 18h deste domingo (17).

Em grandes fotografias espalhadas no foyer dos auditórios do IGEO o professor  José Angelo dos Anjos, formado em geologia na UFBA em 1983 e hoje professor da instituição, destaca o pai, um irmão e dois tios, todos egressos da universidade e motivos de orgulho para a família. "Minha intenção é resgatar um pouco dessa história e mostrar como referência não só para os jovens, mas para mim mesmo. Inclusive para que as pessoas vejam que uma família negra pode ter ascensão como outra qualquer", comento José Ângelo.

A tia, Nildes Carbiniana dos Anjos, foi da segunda turma de enfermagem e concluiu o curso em 1951. O pai do professor, José Tibúrcio dos Anjos,  formou-se em 1953, em Odontologia e o tio, Antonio Silva dos Anjos, finalizou em 1959 o curso de Engenharia Civil. Todos ingressaram na UFBA entre as décadas de 40 e 50, período no qual ainda eram raros os estudantes negros no nível superior.

Um irmão de José Ângelo, Rafael Sanzio dos Anjos, também graduado no IGEO completa a relação de integrantes da família que continua a manter relações com a UFBA.