Início >> Ufba Em Pauta >> Evento da Assufba lança Coletivo de Negros e Negras da UFBA

Evento da Assufba lança Coletivo de Negros e Negras da UFBA

Prof. Fernando Conceição falou sobre Milton Santos

Como parte das comemorações no mês de novembro em que se debate amplamente a Consciência Negra, a Assufba, sindicato que representa os servidores técnico-administrativos da UFBA e UFRB, visando a ampliar sua contribuição nas discussões sobre as relações raciais na contemporaneidade, lançou nesta terça-feira (dia 29), na Sala de Cinema da UFBA, o Negrufba - Coletivo de Negros e Negras da UFBA.

O Negrufba é uma iniciativa da Coordenação de Políticas Sociais e Antirracismo do Sindicato, atendendo a uma demanda antiga da categoria. “Este evento inicia os trabalhos do Coletivo e pretende refletir sobre o combate ao racismo bem como sobre as relações raciais na contemporaneidade”, explicou Eliete Gonçalves, coordenadora de Políticas Sociais e Antirracismo da Assufba.

“Esse tema é de grande importância, porque estamos trazendo para dentro da Universidade a questão de direitos civis reais, como  no momento em que discutimos as cotas, onde tivemos uma participação efetiva nesse debate. Todo um trabalho desde a implantação do Coletivo de Negros e Negras da Assufba. Estamos também prestando uma homenagem a todos os heróis afrodescendentes que contribuíram com a nossa História”, destacou Umberto Bastos, servidor da UFBA e militante da causa racial.

“Nosso objetivo é colocar na pauta da Universidade o debate sobre as relações raciais, promovendo as condições para o que o tema seja abordado de forma ampla, profunda, e enriquecedora para a construção de uma agenda de combate a discriminação”, afirmou Antonio Bomfim, coordenador de Formação Sindical.

“Vamos avaliar todas as questões que conduzem ao empoderamento do povo negro. Queremos protagonizar mudanças. Por isso, estamos inserindo este debate aqui na Universidade”, enfatizou a coordenadora de Comunicação da Assufba, Cássia Virginia Maciel.

Para o coordenador geral da Assufba, Renato Jorge, a Universidade tem papel fundamental no avanço dos direitos e busca da igualdade de oportunidades. Com o tema “Milton Santos: um intelectual na universidade brasileira”, o debate teve como convidado o Prof. Fernando Conceição, da Faculdade de Comunicação da UFBA. O evento contou também com desfile de moda e recital de literatura de cordel.