Início >> Ufba Em Pauta >> Escola de Música promove recital de pianista norte-americana

Escola de Música promove recital de pianista norte-americana

Catherine Kaustky faz apresentação na Reitoria

 

O Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA, na Escola de Música (EMUS), promove recital da pianista Catherine Kaustky, no dia 6 de outubro, às 20h, na Reitoria da UFBA. A renomada pianista clássica também vai proferir palestra intitulada "A Sonata op. 101 de Beethoven" e conduzir uma master class no dia 7 de outubro, às 9h, na Sala 102 da EMUS (Av. Araújo Pinho, nº 58 - Canela). O programa do recital inclui peças de J. S. Bach (Suíte francesa nº. 2, em dó menor), Ludwig van Beethoven (Sonata n.º 28 em Lá Maior, Op. 101) e Frederic Rzewski (De Profundis [texto de Oscar Wilde]).

Catherine Kautsky é professora de Música e chefe do Departamento de Teclados do Conservatório de Música da Lawrence University, em Appleton (Wisconsin, EUA). Com vasta experiência como recitalista, já se apresentou no Alice Tully Hall e Carnegie Recital Hall em New York, no Jordan Hall e Gardner Museum em Boston, dentre outros locais. Apresenta-se ainda frequentemente em rádios, em Chicago, New York, Washington D. C., St. Louis, Pittsburgh e Madison, costumando comentar, então, o que toca. Já realizou turnês na França e Inglaterra, China, Coréia e África do Sul. Seus artigos já foram publicados em Clavier, American Music Teacher e International Piano.

Gravou um CD pela Vox Classicscom três peças para piano e narrador, no qual toca e narra. Recentemente completou um CD com os Preludes de Debussy, sobre os quais está escrevendo um livro. Após seu debut em New York, o crítico do New York Times descreveu-a como “uma pianista que pode tocar Mozart e Schubert como se seus sentimentos e modos de falar coincidissem exatamente com os dela... Ela tocou essas peças com nuances tais que as tornaram significativas num nível humano. A música falou diretamente ao ouvinte, sem ofuscação ou pretensão.” Catherine Kautsky graduou-se no New England Conservatory, realizou seu mestrado na Juilliard School e seu doutorado em Execução Musical na State University of New York at Stony Brook, onde estudou com Gilbert Kalish.