Início >> Ufba Em Pauta >> Escola de Enfermagem celebra 70 anos de sua aula inaugural

Escola de Enfermagem celebra 70 anos de sua aula inaugural

Aula encerra comemorações dos 70 anos da Unidade

celebração de 70 anos da primeira aula inaugural da Escola de Enfermagem, que terá como palestrante o professor emérito e ex-reitor da UFBA Roberto Santos, encerra o ciclo de comemorações dos 70 anos da Escola de Enfermagem. A cerimônia será realizada nesta terça-feira, 14/03, às 15h, no auditório externo da unidade. Criada em 22 de janeiro de 1946 e incorporada à Universidade em 1947, a Escola de Enfermagem da UFBA foi a primeira da Bahia e nordeste e a terceira do Brasil. Sua primeira aula inaugural foi proferida no dia 12 de março de 1947, pela professora Haydée Guanais Dourado, primeira diretora da Escola.

Após a aula inaugural e o encerramento do ciclo de comemorações dos 70 anos, haverá às 16h a solenidade de posse da nova diretoria da Escola de Enfermagem. A atual diretora Heloniza Oliveira Gonçalves Costa será substituída pela professora Carolina de Souza Machado. A professora Maria Enoy Neves Gusmão permanecerá como vice-diretora nesta nova gestão.

O reitor João Carlos Salles participa da comemoração e dará posse à nova gestão. Também marcará presença a professora Maria José de Oliveira, que, aos 98 anos, será a única na plateia a ter assistido à primeira aula inaugural. Aluna da primeira turma da Escola, foi a primeira diplomada do curso de Enfermagem a se tornar diretora da instituição.

70 anos teve amplo ciclo de comemorações

Durante todo o ano de 2016 a Escola de Enfermagem comemorou seu aniversário. A Comissão Especial dos 70 anos, integrada por docentes, técnicos administrativos e discentes, coordenada pela professora Neusa Dias Azevedo (ex-diretora da Escola), contou com vários parceiros institucionais externos, destacando-se o COREN-BA (Conselho Regional de Enfermagem da Bahia) e a ABEN-BA (Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Bahia).

Dentre as atividades que ocorreram durante o ano, destacam-se: a festa do aniversário; a inauguração da reforma física da Escola; a homenagem à memória da primeira diretora, profª. Haydée Guanais Dourado, atribuindo o seu nome ao Núcleo de Memória da EEUFBA; vários eventos científicos, com destaque para o Seminário Internacional dos 70 anos da EEUFBA; realização da pesquisa “Construindo Acervo no Núcleo de Memória da Escola de Enfermagem da UFBA: trajetória das estudantes de enfermagem na luta contra a ditadura (1964 – 1985)”.