Início >> Ufba Em Pauta >> Consuni aprova desmembramento do Campus de Vitória da Conquista

Consuni aprova desmembramento do Campus de Vitória da Conquista

Campus será embrião da Universidade Federal do Sudoeste

 

Em reunião ordinária realizada na tarde da última quinta-feira, dia 20 de fevereiro de 2014, o Conselho Universitário da Universidade Federal da Bahia aprovou a possibilidade de desmembramento do Campus Anísio Teixeira de Vitória da Conquista. Embora isso não signifique a imediata separação daquele campus do conjunto da UFBA, está aberta a possibilidade da futura implantação daquela que está sendo chamada de Universidade Federal do Sudoeste da Bahia.

O próximo passo nessa direção, declara a Reitora Dora Leal Rosa, será a elaboração de um processo propondo a criação da nova instituição federal de ensino superior, que será encaminhado ao Ministério da Educação. Outras etapas se seguirão a esta, com a apreciação do pleito pelo Congresso Nacional até a aprovação pela Presidência da República. Quando o processo chegar a esta conclusão, a Universidade Federal do Sudoeste será a quarta universidade federal criada na Bahia, nos últimos anos.

Até 2006, apenas a UFBA existia na Bahia. Em junho de 2006 foi criada a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e, em 2013, a Universidade Federal do Sul da Bahia e a Universidade Federal do Oeste da Bahia, ampliando assim as possibilidades de acesso de jovens de diversas regiões do estado à universidade pública. Das três, apenas a Federal do Sul não surgiu a partir de um campus da UFBA.