Início >> Ufba Em Pauta >> Camará Ensemble da UFBA é atração do XIX Festival de Música Instrumental

Camará Ensemble da UFBA é atração do XIX Festival de Música Instrumental

Apresentação de obras de 3 gerações de compositores

 

Uma homenagem aos 60 anos da Escola de Música da UFBA, feita através de uma seleção de obras de autores baianos – Lindembergue Cardoso, Paulo Costa Lima, Wellington Gomes, Alexandre Espinheira e Paulo Rios Filho – será apresentada pelo Conjunto Camará Ensemble, durante a décima nona edição do Festival de Música Instrumental da Bahia, no Teatro Castro Alves, na noite dia 29 de junho.  

No repertório da programação, o grupo executará músicas que foram apresentadas ao longo dos anos de existência do Câmara Esemble. “Com este repertório, nós passamos por três gerações diferentes de compositores ligados à EMUS”, afirma um dos fundadores e consultores artísticos do conjunto, Paulo Rios Filho. “Levando em conta que o grupo inteiro estará formado, neste dia, por professores, ex-alunos e alunos da UFBA, será como ter um pedacinho da história da nossa Escola de Música no palco do TCA”, completa.

O Camará levará ao palco do Festival, 15 músicos que, sob o  comando do professor de regência da EMUS, José Maurício Brandão, irão se revezar para fazer a performance de obras escritas para as mais diversas formações, de trio a conjunto de câmara, com instrumentos que vão desde o saxofone até a sanfona, a percussão, o bandolim e a voz.

 

Orquestra de Violões da EMUS

Na primeira noite (26/06), a Orquestra de Violões da UFBA se apresentará no evento.  A Orquestra, atualmente coordenada pelo professor Robson Barreto,  destaca-se pela excelência de seus 14 integrantes/concertistas – professores e alunos da Escola de Música da UFBA da Universidade Federal da Bahia. Foi fundada em 2010 pelo professor Ricardo Campanogara de Mello, como um projeto de extensão permanente da EMUS UFBA e tem se apresentado em diversos eventos da UFBA e em outras instituições.

 

O XIX Festival de Música Instrumental   

O Festival que acontece de 26 a 29 de junho, sob a curadoria do maestro Zeca Freitas e do pianista e ator Fernando Marinho, é uma realização da Associação Instrumental da Bahia com apoio financeiro do Fomento à Cultura/Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura, Secretaria da Fazenda e Governo da Bahia.  

Criado nos anos de 1980, essa celebração musical  já contou com a participação de nomes como Hermeto Pascoal, Sivuca, Egberto Gismonti, Yamandú Costa, Armandinho, Spoke Frevo Orquestra, Bianca Gismonti, Hamilton de Holanda, Wagner Tiso, Cesar Camargo Mariano. Entre seus lançamentos  estão a Orquestra Rumpillez e o Grupo Garagem.

Mais informações sobre a programação podem ser obtidas no site do Festival