Início >> Ufba Em Pauta >> Atlas Linguístico do Brasil será lançado na Reitoria da UFBA

Atlas Linguístico do Brasil será lançado na Reitoria da UFBA

Obra traz o mapeamento linguístico do país

 

O lançamento do Atlas Linguístico do Brasil – Volumes 1 e 2 acontece a partir das 18h desta segunda-feira (15/12), na Reitoria da UFBA, no Canela.  A obra que traz o começo de um trabalho de mapeamento linguístico do Brasil, foi concebida mediante pesquisas realizadas por várias instituições de ensino superior, entre as quais a UFBA esteve sempre na liderança do projeto.  Os dois primeiros volumes reúnem dados de 25 capitais de estado e fundamenta-se em pesquisa in loco. Os próximos volumes do Atlas darão conta dos resultados das 225  localidades,  distribuídas por todos os estados da federação,  e dos demais  dados das capitais.

O Projeto Atlas Linguístico do Brasil  – Projeto ALiB - www.alib.ufba.br  – empreendimento de grande amplitude, de caráter nacional, em desenvolvimento – tem por meta a realização de um atlas geral do Brasil no que diz respeito à língua portuguesa. Desejo que permeia a atividade dialetal no Brasil, durante todo o desenvolvimento dos estudos linguísticos e filológicos, ganha corpo nesse final/começo de milênio, a partir de iniciativa de um grupo de pesquisadores do Instituto de Letras. Mais uma vez a UFBA assume atitude pioneira ao empreender a concretização dessa proposta que se realiza como projeto conjunto que envolve várias Universidades – Universidade Federal da Bahia, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Federal do Ceará,   Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal da Paraíba,  Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Feral do Rio de Janeiro,  Universidade Potiguar, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Piauí, Unime e Unicamp.

A manifestação em favor da elaboração de um atlas linguístico brasileiro remonta ao ano de 1952, quando se estabeleceu através do Decreto 30.643, de 20 de março, como principal finalidade da Comissão de Filologia da Casa de Rui Barbosa, a "elaboração do atlas linguístico do Brasil". Várias dificuldades levaram os dialectólogos brasileiros a iniciarem o trabalho de mapeamento linguístico do Brasil pela realização de atlas regionais. 

 

O Atlas

Volume 1

Autores: Suzana Alice Marcelino da Silva Cardoso, Jacyra Andrade Mota, Vanderci de Andrade Aguilera, Maria do Socorro Silva de Aragão, Aparecida Negri Isquerdo, Abdelhak Razky, Felício Wessling Margotti, Cléo Vilson Altenhofen.

Volume 2

Autores: Suzana Alice Marcelino da Silva Cardoso; Jacyra Andrade Mota; Vanderci de Andrade Aguilera; Maria do Socorro Silva de Aragão; Aparecida Negri Isquerdo; Abdelhak Razky; Felício Wessling Margotti.

Editora Eduel, na cidade de Londrina (PR), em 2014. 

Os interessados em adquirir a obra devem acessar o site da Eduel - www.uel.br/editora. Mais informações podem ser obtidas no site do Projeto ALiB -  www.alib.ufba.br.