Início >> Ufba Em Pauta >> Zilton Andrade – Nota de pesar

Zilton Andrade – Nota de pesar

.
A Universidade Federal da Bahia lamenta o falecimento, nesta terça-feira (dia 22 de julho), de causas naturais, do professor Zilton de Araújo Andrade. Pesquisador essencial ao entendimento das doenças tropicais e grande formador de pesquisadores e de médicos, o parasitologista Zilton Andrade nasceu em Santo Antônio de Jesus, em 1924. Graduou-se em medicina em 1950 e foi professor da Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia entre 1953 e 1984, onde alcançou os títulos de Professor Titular em 1974 e de Professor Emérito em 1985. A excelência de sua atividade docente foi reconhecida pelos alunos, razão pela qual foi Paraninfo e Professor Homenageado de diversas turmas de formandos do curso médico. Entre 1984 e 1994, ocasião de sua aposentadoria compulsória, foi Pesquisador Titular da Fundação Oswaldo Cruz do Ministério da Saúde.

Os estudos do professor Zilton promoveram um avanço considerável no conhecimento da patologia das doenças parasitárias endêmicas em nosso meio. As suas publicações relacionadas com a esquistossomose e a Doença de Chagas são referências fundamentais dos temas, na literatura científica internacional. A esquistossomose é uma endemia mundial. Atualmente, no Brasil, as prevalências mais elevadas são encontradas nos estados de Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Minas Gerais, Bahia, Paraíba e Espírito Santo. Na Bahia, ainda existem cerca de 170 internações e 40 óbitos/ano.

Praticamente fundou, estruturou e depois dirigiu os primeiros laboratórios científicos instalados na Bahia, tanto na Universidade Federal da Bahia quanto em institutos de pesquisa, e por muito tempo atuou nas agências de financiamento à pesquisa do país (como o CNPq). Foi o primeiro diretor do Centro de Pesquisas Gonçalo Muniz. Pesquisador, tem mais de 262 trabalhos publicados, que foram citados mais de 2300 vezes. Foi também um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Patologia e da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.

Reconhecendo e enaltecendo a história pessoal e profissional de Zilton Andrade, a UFBA se solidariza com familiares, em especial com sua esposa, a professora Sonia Andrade e com toda a comunidade da Faculdade de Medicina e da Fiocruz.