Início >> Ufba Em Pauta >> Waldir Freitas Oliveira - nota de pesar

Waldir Freitas Oliveira - nota de pesar

.

A Universidade Federal da Bahia lamenta o falecimento, aos 92 anos, do professor aposentado Waldir Freitas Oliveira. A sua rica história como professor e pesquisador esteve intimamente ligada a esta universidade, tendo passado e deixado a sua marca por diversas unidades acadêmicas. A UFBA se solidariza à família do professor, seus diversos alunos e amigos

Waldir Freitas Oliveira, filho de Arlindo de Oliveira e Angelina Freitas de Oliveira, nasceu em Salvador, a 17 de fevereiro de 1929. Fez seus estudos primários, em casa, em curso particular. Cursou o ginásio no Instituto Baiano de Ensino e o curso colegial, no Curso Clássico do então chamado Colégio da Bahia (hoje Colégio Central da Bahia). Graduou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, a 9 de dezembro de 1950 e obteve os graus de Bacharel e Licenciado em Geografia e História, pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, em dezembro de 1955. Em junho de 1959, obteve a Licença em Geografia Humana e Econômica pela Faculdade de Letras da Universidade de Strasbourg (França).

Foi professor de Geografia, na rede de ensino do Governo Estadual da Bahia, havendo lecionado Geografia no Colégio Central e no Instituto de Educação Isaías Alves. Passou a integrar o corpo docente na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, como Assistente Voluntário Gratuito, em 1956, atuando junto à cadeira de Geografia do Brasil. Foi nomeado Instrutor de Ensino, em fevereiro de 1959.

Na Universidade Federal da Bahia, ensinou, na Faculdade de Filosofia, as disciplinas Didática Especial da Geografia, Geografia Regional e Geografia Regional Americana. Foi também professor de Geografia no Colégio de Aplicação. Na Faculdade de Ciências Econômicas, ensinou Geografia Econômica. Em razão da reforma universitária, passou a integrar o corpo docente, como Professor Assistente e, a seguir, Professor Adjunto, no Instituto de Geociências.

Nessa mesma Universidade, exerceu o cargo de Diretor, de 1961 a 1972, do Centro de Estudos Afro-Orientais, do qual foi um dos seus fundadores, ao lado do Prof. George Agostinho da Silva, em 1959. Em dezembro de 1965, fundou a revista “Afro-Asia”, periódico de referência para os estudos deste centro e que continuou por várias décadas sendo publicado pelo CEAO. Em 1972, foi transferido para a Faculdade de Filosofia, onde passou a ensinar as disciplinas História da Cultura e História Medieval I e II, até a sua aposentadoria.

Além de ensinar em diversos colégios de Salvador e na Universidade Católica, Waldir Freitas de Oliveira exerceu o jornalismo, como colaborador, em “A Tarde” e no “Jornal da Bahia”, atuando como cronista semanal, como editorialista e redator de tópicos, também havendo publicado, ao longo de doze anos, numerosos artigos assinados.

Foi eleito a 28 de junho de 1987 para a Academia de Letras da Bahia, passando a ocupar a cadeira n.º 18. Foi ainda sócio remido do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e ocupou uma das cadeiras do Instituto Genealógico da Bahia. Autor de poemas, contos e ensaios, publicou 22 livros, entre 1961 e 2011.