“Medo, esperança, desamparo: por uma política dos afetos” é o título da palestra que o filósofo e professor da Universidade de São Paulo (USP),Vladimir Safatle, ministra a partir das 18h30 desta segunda-feira (02/05), no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, no Canela. A palestra também será transmitida ao vivo pela web, no link http://aovivo.ufba.br/safatle.
A atividade, que é aberta ao público, também contará com sessão de autógrafos do livro recém-lançado pelo professor Safatle – O circuito dos afetos.
O professor Safatle
Vladimir Pinheiro Safatle é graduado em filosofia pela Universidade de São Paulo e em Comunicação social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. É mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo e obteve doutorado em Lieux et transformations de la philosophie - Université de Paris com tese sobre as relações entre Lacan e a dialética, sob a orientação de Alain Badiou. Atualmente é Professor Livre Docente do departamento de filosofia da Universidade de São Paulo e pesquisado do CNPq - Nível 2 - CA em Filosofia.
Foi professor visitante das Universidades de Paris VII , Paris VIII, Toulouse, Louvain e Stellenboch (África do Sul), além de responsável de seminário no Collège International de Philosophie (Paris). Desenvolve pesquisas nas áreas de: epistemologia da psicanálise e da psicologia, desdobramentos da tradição dialética hegeliana na filosofia do século XX e filosofia da música. É um dos coordenadores da International Society of Psychoanalysis and Philosophy, do Laboratório de Pesquisa em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (Latesfip) e presidente da Comissão de Cooperação Internacional (CCint) da FFLCH-USP desde 2012.
Publicou diversos artigos traduzidos em inglês, francês, japonês, espanhol, sueco, catalão e alemão, suas publicações versam sobre psicanálise, teoria do reconhecimento, filosofia da música, filosofia francesa contemporânea e reflexão sobre a tradição dialética pós-hegeliana. Também é autor de vários livros, lançado títulos regularmente desde o ano de 2003, dentre eles: "A filosofia após Freud", "Cinismo e falência da crítica", e "A esquerda que não teme dizer seu nome".
Vladimir Safatle também apresenta-se constantemente como comentarista em telejornais ou como convidado do programa Roda Viva, e ministrou aulas públicas em eventos como "Ocupa Sampa" e "Ocupa Salvador".
O livro O Circuito dos afetos
Lançado recentemente pela editora Autêntica, o livro "O circuito dos afetos - Corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo" debruça-se sobre uma teoria política da transformação. Defende modificações na estrutura dos sujeitos, em seus modos de determinação, nos regimes de suas economias psíquicas e nas dinâmicas de seus vínculos sociais e não apenas nos modelos de circulação de bens e de distribuição de riquezas. A obra enfatiza que uma transformação política não muda apenas o circuito dos bens, mas também o circuito de afetos que produzem corpos políticos, individuais e coletivos.
Com informações da Plataforma Lattes e Grupo Autêntica