A Capes lançou no dia 28 de junho o novo Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). A iniciativa substitui o antigo Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE) no sentido de ampliar, desburocratizar e facilitar o processo de concessão de bolsas de estudo de estágio no exterior. Cada curso de doutorado receberá em 2011 duas cotas de bolsa, que representa 12 meses de estudo, que pode ser utilizada por até três estudantes em um período mínimo de quatro meses. Como a UFBA participa com 41 cursos de doutorado, a quantidade de bolsas pode chegar a 246 por ano.
Para participar do PDSE, alunos de cursos de doutorado habilitados devem reunir a documentação necessária para a seleção prévia por seus colegiados e encaminhá-la ao coordenador do programa de pós-graduação. A coordenação do programa irá compor uma comissão para análise das propostas e escolherá os candidatos aptos a participar. Então, o candidato apto faz sua inscrição online no site da Capes, sob a supervisão da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG).
A PROPG se reunirá com as coordenações dos Programas de Pós-Graduação no dia 14 de julho, às 9h, em seu auditório, para apresentar e discutir com os coordenadores os caminhos para a máxima utilização das cotas obtidas pela UFBA. As instruções detalhadas constam na página do Programa, no Portal da Capes (http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/doutorado-sanduiche-no-exterior-pdse).