A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aprovou três novos cursos de pós-graduação para a Universidade Federal da Bahia: Mestrado em Saúde Coletiva, Mestrado e Doutorado (agora unificados) em Engenharia Química - UFBA-UNIFACS e o DINTER em Artes Cênicas.
De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PROPG), o Mestrado em Saúde Coletiva será alocado no Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Anísio Teixeira, da Universidade Federal da Bahia (IMS-CAT-UFBA), em Vitória da Conquista. A implementação do curso visa atender uma demanda regional e estadual para formação de pesquisadores, docentes e profissionais na área da Saúde. O curso contribuirá para o desenvolvimento regional e melhor conhecimento dos problemas de saúde e da organização do SUS.
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (UFBA/UNIFACS) terá Infraestrutura da Escola Politécnica da UFBA e também da UNIFACS. O programa tem como objetivos formar doutores com elevada capacitação científica e tecnológica para atuar na região; formar pessoal docente para as instituições de ensino superior, em particular para novos cursos de graduação em engenharia química e afins, preparar profissionais capacitados para atuar em indústrias químicas, de energia e afins.
Foi aprovado, também, o Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Artes Cênicas. O curso tem como IES promotora a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e IES receptora a Universidade Federal da Grande Dourados, por intermédio da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE) daquela Instituição. A relevância da proposta está no fato de possibilitar a qualificação dos docentes, que deverá impactar de imediato na qualidade da educação profissional e superior, e na concretização da perspectiva de ampliação de oportunidades de formação continuada de profissionais em cursos de pós-graduação stricto sensu naquela região e no país
O período de inscrição para os processos seletivos deverá ser divulgado oportunamente na página de cada um dos programas.