Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA seleciona 25 novos professores visitantes

UFBA seleciona 25 novos professores visitantes

.

A Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação (PRPPG), selecionará 25 novos professores visitantes brasileiros e estrangeiros para atuar em seus programas de pós-graduação a partir do próximo semestre letivo, com contrato de, no mínimo, 1 ano. O programa visa ao aprimoramento dos programas de pós–graduação da Universidade, que chegará a 182 professores visitantes contratados desde a primeira edição do edital, lançada em 2017.

Os 86 programas de pós da UFBA podem concorrer ao edital. Uma novidade na edição deste ano é que aos candidatos negros serão reservados 20% (vinte por cento) do total de vagas – ou seja, 05 vagas. Outra boa notícia é que a PRPPG disponibilizará uma bolsa de iniciação científica por professor visitante, com duração máxima de 12 meses.

A política de contratação de professores visitantes foi criada em 2017, com o objetivo de atrair para a UFBA docentes nacionais e estrangeiros com alta produção científica e experiência de docência e orientação acumulada, que possam contribuir para o desenvolvimento da pesquisa, renovando a participação da Universidade nas principais redes de colaboração dentro e fora do país. Em seis anos, 157 professores visitantes foram contratados, sendo 73 de outros países e 84 nacionais de diversas partes do país.

Presidente do comitê de seleção desde a primeira edição, o pró-reitor Ronaldo Oliveira reafirma que o edital de professores visitantes é uma das iniciativas de maior sucesso da UFBA para o reforço da pós-graduação. “Esta chamada traz como novidade a reserva mínima de 20% das vagas para candidata(o)s negra(o)s. Além disso, cada professor(a) terá a oportunidade de solicitar um plano de trabalho para um(a) bolsista PIBIC por um ano, contribuindo para a produção científica de forma colaborativa. Essas medidas visam promover a diversidade e incentivar a produção acadêmica de alta relevância".

Veja o edital no site da Pró-reitoria.