O entusiasmo e a curiosidade marcaram presença entre os classificados na primeira lista do SISU, que compareceram para realização da matrícula, a fim de cursar o primeiro semestre de 2017 na UFBA. Para as 4.442 vagas distribuídas em 89 cursos de graduação, foram realizados 2.823 registros de estudantes que entregaram a documentação necessária à efetivação da matrícula. “Essa marca é satisfatória para as universidades públicas, devido à mobilidade nacional proporcionada pelo sistema do SISU”, informou o pró-reitor de Ensino de Graduação, Penildon Silva, explicando que “muitos estudantes são selecionados para a UFBA, mas optam por instituições mais próximas de seus domicílios”.
Os cursos de Medicina, Direito (diurno e noturno), Arquitetura, Engenharia Civil, Ciências Econômicas e Bacharelados Interdisciplinares noturnos estão entre os que tiveram maior procura e ocupação, no campus de Salvador. Todo o processo da matrícula transcorreu normalmente, graças à atuação de uma equipe de 60 pessoas destinadas exclusivamente ao atendimento dos calouros. “Nos casos em que estudantes apresentaram pendências na documentação, abrimos processos que serão submetidos à apreciação do Conselho Acadêmico de Ensino (CAE)”, informou a integrante da comissão de matrícula, Vanúbia de Jesus Silva, servidora da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD).
Diversidade e alegria
Em meio à diversidade, a alegria de ingressar na universidade era a tônica em comum e estava estampada em vários rostos como no de Yuri Magno, jovem proveniente de 18 anos, proveniente do Colégio Acadêmico de Salvador e que se surpreendeu ao constatar que reuniu pontos para cursar arquivologia. Sem esconder o sorriso, ele contou que está “cheio de expectativas” e até já visitou a UFBA a fim de conhecer seus campi.
O clima de acolhimento aos recém-chegados foi ampliado pela presença de estudantes veteranos, integrantes do Centro Acadêmico (CA) dos Bacharelados Interdisciplinares (BIs) que reuniram os calouros numa sala para dar dicas e informações sobre integração, circulação e convívio em meio aos ambientes universitários.
Fonte: EdgarDigital