Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA realiza XII Curso de Extensão em Astronomia - Astronomia no Século 21

UFBA realiza XII Curso de Extensão em Astronomia - Astronomia no Século 21

O curso é promovido pelo Instituto de Física

Com a presença da reitora da UFBA, professora Dora Leal Rosa, foi aberta nesta segunda-feira a XII edição do Curso de Extensão em Astronomia, que segue sendo realizado, entre os dias 07 e 18 de janeiro de 2013. O curso, promovido pelo Instituto de Física da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e pela AAAB (Associação de Astrônomos Amadores da Bahia), é coordenado pelo Prof. Dr. Alberto Brum Novaes e tem a finalidade de difundir o conhecimento astronômico ao público em geral (estudantes e professores de ensino fundamental e médio, universitários e comunidade externa).

O programa inclui temas da Astronomia Moderna, com vários palestrantes, doutores na área de Física, Geologia, Astronomia, e interessados na área, uma exposição global da Astronomia, desde os primórdios desta ciência, onde muito contribuíram os gregos, babilônios e romanos, até as mais recentes descobertas feitas pelo telescópio espacial Hubble.

As palestras serão realizadas no auditório Milton Santos, no PAF III (Pavilhão de Aulas da Federação), situado no bairro de Ondina, Salvador, BA. Inscrições para as 200 vagas disponibilizadas já estão abertas no CEAG, sala 403 do Instituto de Física, Tel. (71) 3283-6645/6641. Quem frequentar o curso em 75% terá direito a um Certificado oficial fornecido pela UFBA.

Os temas, com seus respectivos palestrantes, são:

1. Segunda-feira – dia 07/01/2013
- A Física do Modelo Padrão: de que são feita as coisas – Luciano Abreu
- História e evolução da Astronomia – Lorena Peixoto

2 . Terça-feira – dia 08
- A esfera Celeste e coordenadas celestes, terrestres e os fusos horários – Alberto Brum
- A história dos Calendários – Lorena Peixoto

3. Quarta-feira – dia 09
- Instrumentação de observação astronômica – Elísio Palma
- Introdução à astronomia observacional (amadora) Astrofísica galática e extragalática – Alberto Betzler
- Astrofísica de pequenos corpos do Sistema Solar/ Planetas extrassolares – Alberto Betzler

4. Quinta-feira – dia 10
- Origem e evolução do Universo – Elísio Palma
- Formação das constelações – Dawinson Santos/Lorena Peixoto

5. Sexta-feira – dia 11
- A estrutura do Sistema Solar – Lisan Durão
- A estrutura interna da Terra e da Lua e suas composições – Luiz Cesar Correia Gomes

6. Segunda -feira – dia 14
- Breve história da Cosmologia Moderna – Cássio Pigozzo
- Evolução Estelar – Alberto Betzler

7. Terça-feira – dia 15
- Astrofísica solar – Lisan Durão
- O aquecimento global/ Relâmpagos – Alberto Brum

8. Quarta-feira – dia 16
- Influência da radiação solar na Atmosfera/Termodinâmica do Universo – José Vieira
- Composição das atmosferas dos planetas do Sistema Solar e do Sol – Alberto Brum

9. Quinta-feira – dia 17
- Teoria do Zênite Solar – Luiz Sampaio
- O instante da criação do Universo – Fernanda Onofre da França

10. Sexta-feira – dia 18
- Mitologia do Zodíaco/ Aves que estão no Céu/ O Céu do Brasil em diferentes latitudes – Ernane Gusmão
- Meteoros e Meteoritos: A geoquímica dos meteoritos. Exposição e apresentação de meteoritos – Wilton Carvalho.