Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA realiza congressos de Iconogafia Musical pioneiros no Brasil

UFBA realiza congressos de Iconogafia Musical pioneiros no Brasil

Eventos acontecem entre 20 e 22 de julho

Nesta quarta-feira (20 de julho) tem início a programação do 13.º Congresso Internacional do Répertoire International d'Iconographie Musicale (RIdIM) e do 1.º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical, denominado "Ampliando a pesquisa em Iconografia Musical: considerando o atual, definindo novas tendências". Ambos acontecem em Salvador, entre 20 e 22 de julho, no Espaço Cultural Arlindo Fragoso (Escola Politécnica da UFBA), através do esforço conjunto da Comissão Mista Internacional do RIdIM e da Comissão Mista nacional do RIdIM-Brasil, sendo apresentados pela Comissão Mista nacional do RIdIM-Brasil e a Universidade Federal da Bahia através do Programa de Pós-Graduação em Música e do Mestrado em Artes Visuais.

A programação conta com três palestrantes de renome internacional, como o Dr. Terry Miller (Universidade de Kent, Ohio, EUA), o Dr. Antonio Baldassarre (Universidade de Ciências Aplicadas e Artes de Lucerna, Suíça, e presidente da Comissão Mista internacional do RIdIM) e a Dra. Isabel Porto Nogueira (da Universidade Federal de Pelotas, RS). Destaca-se também uma mesa-redonda sobre pesquisa em Iconografia Musical constituída por outros renomados pesquisadores do cenário internacional, como o Dr. Arnold Myers (Universidade de Edinburgo, Reino Unido e Vice-Presidente da Comissão Mista internacional do RIdIM), a Dra. Debra Pring (Universidade de Londres), a Dra. Clair Rowden (Universidade de Cardiff) e o Dr. Alan Davison (Universidade de Otago, Nova Zelândia).

Além desses destaques do campo de conhecimento interdisciplinar em iconografia e música, os interessados poderão assistir a várias sessões de comunicações em três salas simultâneas, incluindo a produção intelectual de colegas nacionais e internacionais (notadamente, América Latina, EUA e Europa) que foram avaliados por mais de 50 pareceristas de nível internacional e finalmente selecionados por uma Comissão Científica de 13 membros, muitos dos quais integram os destaques deste evento pioneiro na Bahia e no Brasil.

As inscrições de participantes são feitas no local, ao custo de R$200,00 (docentes, pesquisadores e outros profissionais - técnicos, etc.) e R$100,00 (estudantes). Outras informações estão disponíveis em http://www.ridim-br.mus.ufba.br/ridim2011/.