Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA promove atividades durante a Semana dos Bebês

UFBA promove atividades durante a Semana dos Bebês

Evento aborda ações educacionais na primeira infância

A Universidade Federal da Bahia preparou uma programação especial para comemorar a Semana dos Bebês, que acontecerá entre 3 e 8 de novembro. O evento é organizado pela Secretaria da Saúde e da Educação da Prefeitura de Salvador, em parceira com UNICEF e SUS, com o apoio do Ministério Público e da UFBA.

Na área da Educação, o foco será voltado para as metodologias de desenvolvimento infantil que estão sendo testadas na universidade através das educadoras Angelita Brook, Lela Queiroz, Juliana Prates, Vania Bustamante e Marlene Santos, nas áreas da Música, Dança, Psicologia e Educação. Na área da Saúde a atenção será voltada ao teste do pezinho, teste do olhinho, à vacinação em dia e à violação dos direitos das crianças.

No sábado (8), às 9 horas, na praça do Campo Grande, haverá aula interativa de Body Mind Centering® (BMC) para primeira infância reunindo mães, bebês e famílias, ministrada pela Profª Drª em Dança, Lela Queiroz. O BMC envolve uma experiência anatômica direta com os sistemas corporais e os padrões de desenvolvimento do movimento usando técnicas específicas de toque e reorganização do movimento. É um contínuo diálogo entre consciência e ação, articulando os diferentes sistemas corporais – ósseo, muscular, sistema nervoso, dentre outros, e com essa comunicação afeta o equilíbrio orgânico da respiração, da vocalização, dos sentidos e das percepções.

Na sequência estão programadas as atividades “Mamaço e Engatinhaço”, vacinação contra a Poliomelite – “Gotinha”, orientação de saúde e assistência social, além de outras atividades recreativas. A programação tem por objetivo discutir como a esfera pública tem um papel crucial não apenas na assistência à saúde, mas principalmente em proporcionar e contribuir para a educação durante a primeira infância.