Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA pode economizar R$250 mil/mês no consumo de água

UFBA pode economizar R$250 mil/mês no consumo de água

Diagnóstico resulta de seminário do Programa Aguapura

Com a finalidade de disseminar informações e avaliar resultados, foi realizado no dia 25 de novembro na Escola Politécnica o II Seminário Anual do Programa Aguapura/UFBA. Com a presença do Pró-reitor de Administração, Paulo Villaça, o evento coordenado pelo Prof. Asher Kiperstok possibilitou a cerca de cem pessoas conhecerem a dimensão e importância do programa, que deveria se constituir prioridade para o fomento à gestão sustentável dos insumos básicos necessários ao funcionamento da UFBA. Outro aspecto salientado no Aguapura diz respeito aos alunos que o integram: todos são oriundos do Projeto Permanecer, que estimula a sua inserção social e promove a permanência nas graduações conquistadas.

Houve uma série de exposições feitas por professores e alunos bolsistas, momentos em que os participantes do evento conheceram as experiências realizadas: desde a estrutura do sistema informatizado Aguapura Vianet, até estudos de casos sobre o desempenho do programa na Universidade e suas repercussões financeiras, passando pela sua inserção em outros segmentos, a exemplo do Aeroporto Internacional de Salvador e do Governo do Estado da Bahia.

No tempo aberto aos participantes para discussões, ficou claro que, se o projeto é muito pertinente nos contextos atuais, é inescapável para os tempos futuros. Como salientado por inúmeros presentes, se o Aguapura, apenas enfatizando o conserto das instalações hidrossanitárias, possibilita a economia mensal de R$250.000,00, como seriam exponenciais seus resultados se também contasse com a maior sensibilidade e participação dos dirigentes universitários e, mais ainda, com a adesão da comunidade acadêmica ao consumo racional da água.