Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA lança programa de bolsas de iniciação à docência: o PIBID, em 2024, valoriza as práticas sociais e cidadãs.

UFBA lança programa de bolsas de iniciação à docência: o PIBID, em 2024, valoriza as práticas sociais e cidadãs.

.

Evento inaugural do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFBA 2024) reuniu, no dia 17 de dezembro, na Reitoria da Universidade Federal da Bahia, autoridades da Educação, diretores de escolas além de diversos representantes da comunidade acadêmica, em solenidade que contou com as presenças do reitor Paulo Miguez, do vice-reitor Penildon Silva, da pró-reitora de ensino de Graduação, professora Nancy Vieira e convidados.

Durante o ato, o tema “Docências em Formação, Direitos Humanos e Educação Étnico-Racial: Pautas e Questões do PIBID”, contou com palestras das professoras da UNEB Dina Maria Rosário, Irenilza Oliveira e Renata Nascimento. O evento marcou o início de um novo ciclo do programa na UFBA, com uma programação que destacou a importância do PIBID no contexto da Universidade e suas licenciaturas, contemplando a formação comum exigida pela Capes e incluída no Programa Institucional. À tarde, os trabalhos tiveram continuidade no campus de Ondina.

Universidade comunitária

Na sua fala de abertura, a professora Denise Guerra, coordenadora institucional do PIBID, lembrou que o programa implantado na UFBA em 2009, é uma iniciativa de inserção orientada e supervisionada dos estudantes de cursos de licenciatura em escolas públicas de educação básica, para que realizem atividades com níveis crescentes de complexidade e autonomia docente, de acordo com a fase do curso em que se encontra cada licenciando, contribuindo com o conhecimento e a vivência do seu futuro campo de atuação profissional durante toda a graduação.

“O PIBID UFBA, desde a sua criação, em 2009, assumiu o compromisso coletivo de promover uma educação democrática, republicana, de qualidade e valorada por todos os bolsistas, no sentido de uma “universidade comunitária” em contínuo diálogo com a sociedade. Em relação às edições do PIBID, o programa atendeu a 3.944 licenciandos/as, nos projetos de 2009 a 2024. Foram mais de 200 escolas campo nos diversos bairros de Salvador”, informou a coordenadora.

Adiante, a professora Denise adiantou que nesse edital de 2024 o PIBID UFBA produzirá uma formação comum para todos os bolsistas abordando temas como o direito à educação; a educação integral; o compromisso social e valorização dos profissionais da educação; a gestão democrática do ensino público; práticas sociais e cidadania, e  respeito e valorização das diversidades étnicas e raciais e de gênero, além de educação em direitos humanos.

“Assim, a formação, dará ênfase à inovação pedagógica em uma perspectiva emancipacionista, pluralista, apresentando originalidade. Formação (esta) que traz no seu bojo um modo de inteligibilidade implicada na perspectiva do “sujeito aprendente” e em colaboração que, através da reflexão crítica, se autoriza a pensar no ofício de educador e tomar nas mãos a própria formação, transformando-a num projeto de vida, numa comunidade de aprendizagem”, finalizou Denise.