Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA lamenta perda da escritora Myriam Fraga

UFBA lamenta perda da escritora Myriam Fraga

Myriam foi representante da comunidade no CONSUNI

A Universidade Federal da Bahia lamenta profundamente a perda, nesta segunda-feira, 15 de fevereiro, da escritora, poetisa e diretora da Fundação Casa de Jorge Amado Myriam Fraga, que participou do Conselho Universitário da UFBA, como representante da comunidade baiana, entre abril de 2012 e abril de 2014. Ela estava internada no Hospital Aliança e vinha enfrentando problemas de saúde desde o segundo semestre de 2015, com algumas internações em decorrência de pneumonia. O sepultamento será realizado amanhã (16/02), às 11h30, no cemitério Jardim da Saudade (capela C), e o velório ocorrerá no mesmo local.

Myriam era Diretora Executiva da Fundação Casa de Jorge Amado desde sua instituição, em julho de 1986. Entre 1980 e 1986, esteve à frente de projetos pioneiros na Fundação Cultural do Estado da Bahia, quando coordenou a Coleção dos Novos e foi responsável pelo projeto de criação do Centro de Estudos de Literatura Luiz Gama, hoje Departamento de Literatura. Era integrante da Academia de Letras da Bahia (ALB) desde 30 de julho de 1985. Atualmente ela era a vice-presidente da academia.

"Em cada momento em que eu estava com Myriam, eu tinha mais admiração pelo ser dela, pela pessoa, muito forte, uma guerreira, mas também muito delicada. Ela era uma poeta muito grande, uma das melhores do Brasil", disse a professora do ILUFBA Evelina Hoisel, presidente da Academia de Letras da Bahia.

Myriam Fraga nasceu em 9 de novembro de 1937, em Salvador. Começou a escrever no fim da década de 1950, publicando seus primeiros poemas em jornais e revistas. Seu primeiro livro foi publicado em 1964, pela editora Macunaíma, de Glauber Rocha.

Com informações do jornal A Tarde