A Universidade Federal da Bahia lamenta profundamente a morte da atriz Nadja Santana Turenko, que foi professora substituta da Escola de Teatro de UFBA, ministrando disciplinas ligadas ao Departamento de Fundamentos do Teatro.
O falecimento aconteceu na madrugada desta segunda-feira (19/09), em São Paulo (SP), onde a atriz estava hospitalizada, tratando-se de um câncer contra o qual lutava há um ano. O velório acontece na Igreja Messiânica da Vila Mariana, em São Paulo. Após a cremação, as cinzas serão trazidas para Salvador.
A perda deixa uma imensa lacuna na cultura baiana, onde Nadja, que era natural de Belém (PA), atuava fortemente. Conhecida pelo nome artístico de “NadjaTurenkko”, foi uma artista multifacetada que trabalhou como atriz, mímica, diretora e roteirista com atuação em dezenas de espetáculos, longas e curtas-metragens, seriados e publicidade em TV. Tinha formação em Mímica Corporal Dramática pela Ecole de Mime Corporel Dramatique, de Paris e era membro permanente da companhia inglesa Theatre de L’Ange Fou.
Ela recebeu prêmios de atriz revelação do ano (Bahia) e de melhor direção no Festival de Guaramiranga, com o espetáculo “Clarices”, e se destacou grandemente com as peças “Todas as Hora do Fim” e “Abismo de Rosas” com o também ator baiano Wagner Moura.
A UFBA estende as mais profundas condolências aos admiradores, amigos e familiares enlutados.