A Universidade Federal da Bahia está profundamente triste com o falecimento do professor da Faculdade de Comunicação ((FACOM /UFBA), Mahomed Bamba. O docente que tinha 48 anos, faleceu na madrugada desta segunda-feira (16/11), às 00h28, de falência múltipla dos órgãos, em razão de uma infecção generalizada. Bamba tinha feito um procedimento cirúrgico por conta de neoplasia maligna detectada no fígado.
O velório do professor acontece a partir das 14h de hoje (16/11), na Capela F do Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas, e o sepultamento ocorrerá amanhã (17/11), às 10h30.
Sobre o docente
Mahomed Bamba nasceu na Costa do Marfim, onde graduou-se em Letras na Université Nationale d´Abidjan, em 1992. Era mestre em Lingüística Geral e Semiótica (1997) e doutorado em Cinema e Estética do Audiovisual (2002) pela USP (niversidade de São Paulo). Desde 2009 era professor adjunto I na Faculdade de Comunicação e ministrava a disciplina História do Cinema II, também atuava no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PÓSCOM) da Universidade Federal da Bahia.
Era pesquisador, atuando nas seguintes áreas: Teorias da Recepção Cinematográfica; História dos Cinemas Africanos e das Diásporas; Teorias do Cinema Transnacional; Cinema e Identidades plurais; Semiologia e Narratologia do Cinema. Na Bahia, o Bamba também integrou os quadros da Faculdade Dois de Julho, FIB e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
A comunidade universitária da UFBA estende as mais profundas condolências diante dessa perda tão precoce e lamentável. Em luto pela morte do professor, a Faculdade de Comunicação suspendeu todas as suas atividades nesta segunda e terça-feira (16 e 17/11).