A Universidade Federal da Bahia (UFBA) manifesta profundo pesar pelo falecimento do professor aposentado da Escola de Música, Pino Onnis, aos 77 anos. Conceituado maestro e contrabaixista, ele nasceu em Nuoro, Itália, e possuía um currículo de prestígio internacional.
O regente chegou ao Brasil em 1966 e foi convidado para fazer parte do corpo docente da UFBA em 1973. Cinco anos depois, em 1978, começou a reger o coro e a Orquestra Sinfônica da UFBA e a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), executando vasto repertório lírico, sinfônico-coral e de oratórios.
Na Escola de Música da UFBA, ele deu aulas de contrabaixo, música de câmara, prática de orquestra e literatura operística, e se aposentou em 2010. Foi ainda chefe do naipe de contrabaixo da OSBA, além de um dos fundadores da Associação Lírica da Bahia (Alba), onde também foi diretor.
O sepultamento do professor Pino Onnis ocorre nesta quinta-feira, 05 de outubro, às 16h, no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.
Ao registrarmos nossas condolências, manifestamos apoio e solidariedade aos amigos e familiares, em especial à esposa Tatiana Onnis e aos filhos Luigi Onnis e Ângela Onnis.