Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA intensifica medidas de segurança nos campi e entornos

UFBA intensifica medidas de segurança nos campi e entornos

.
A Reitoria da UFBA, preocupada com as condições de segurança nos campi da Universidade neste momento em que nossa comunidade inicia a retomada das atividades presenciais, determinou um conjunto de ações visando a proteger seu espaço físico da escalada de violência que aflige a sociedade baiana e brasileira, em função da grave crise social que o país atravessa - produto, por sua vez, do acúmulo de circunstâncias como a proliferação descontrolada de armas de fogo, o aumento do desemprego e o empobrecimento da população em um cenário de disparada inflacionária.
 
De imediato, a UFBA solicitou à Polícia Militar (PM) a intensificação do patrulhamento no entorno dos campi, antes mesmo da retomada das ações da Ronda Universitária - programa da PM que atende a todas as instituições de ensino superior sediadas na cidade de Salvador. Nesse sentido, a UFBA destaca a imediata e total receptividade da PM à demanda da Universidade. Espera-se que o policiamento ostensivo da PM, particularmente nas entradas e saídas dos campi, e em horários críticos, como o noturno, possa proporcionar maior segurança no entorno da Universidade, inibindo também a ação de criminosos dentro da UFBA. 
 
Além disso, a Reitoria determinou que a empresa responsável pela segurança no interior dos campi intensifique as rondas internas com utilização de motos, com autorização de reforço das equipes de vigilância até o limite permitido nos respectivos contratos. Também está sendo incrementado, em pontos considerados estratégicos, o sistema de câmeras de vigilância da UFBA - sistema que, ao longo dos últimos anos, teve importância decisiva na identificação e prisão de criminosos que escolheram a universidade para praticar delitos ou como rota de fuga.
 
Outra ação imediata determinada pela Reitoria é o redirecionamento do trabalho dos mutirões de manutenção da Universidade à recuperação da iluminação das fachadas, entornos e vias de acesso aos prédios, e também ao reparo de gradis, limpeza e poda de áreas verdes, visando à melhoria das condições de vigilância e segurança dos campi. O trabalho desses mutirões - que tiveram seus contingentes reduzidos a cerca de um terço, em função da diminuição de contratos ocasionada pelas severas restrições orçamentárias impostas pelo governo federal à Universidade - pode agora se concentrar nas áreas comuns dos campi, após a finalização da maior parte dos serviços de adequação das áreas internas dos prédios à retomada das atividades presenciais.