Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA e Universidade de Paris 8 realizam colóquio sobre assuntos de fronteira

UFBA e Universidade de Paris 8 realizam colóquio sobre assuntos de fronteira

Obras do artista Franz Aabaa estarão em exposição

Sob a coordenação dos professores Joaquim Viana Neto (local) e François Soulages (internacional), acontece na UFBA, nos dias 27 e 28 de setembro, o I Colóquio Internacional Problemas das Fronteiras Geopolíticas e Geoartísticas, promovido conjuntamente pela UFBA e pela Universidade Paris 8, da França. As atividades, no auditório do Pavilhão Glauber Rocha (PAF III – Campus de Ondina), serão abertas às 17h30 do dia 27 com palestra de François Soulages, sobre o tema “Séparer & unir”. Em seguida, a mesa formada pelos professores Alberto Olivieri, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFBA e Faculdade Ruy Barbosa, e Joaquim Viana Neto, do IHAC e Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, tratará dos temas “O limbo das artes contemporâneas” e “Micropolíticas das fronteiras: a arte do lado de fora”, respectivamente.

No dia seguinte (28), das 14h30 às 18h30, a Mesa 2 destaca a presença dos professores Cristiano Figueiró, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciência s Professor Milton Santos (IHAC), que falará de “Territórios sonoros – música urbana e tecnologia livres”; Ivan maia de Mello, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) – “Transitando na fronteira entre poesia e filosofia: metáforas e conceitos”; e Edson Dias Ferreira, da UEFS, que abordará as “Fronteiras étnicas e imagens”. Durante o colóquio, realizado pelos grupos Retina.International (Recherches Esthétiques & Théorétiques sur les  Images Nouvelles & Anciennes) e TR.OPUS (Grupo de Pesquisa em Cidades e Territórios), acontece também a exposição “Fronteiras geopolíticas”, de Franz Aabaa.