Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA comemora o centenário do reitor Miguel Calmon

UFBA comemora o centenário do reitor Miguel Calmon

Calmon foi dos mais profícuos reitores da Universidade

A reitora Dora Leal Rosa preside à cerimônia de comemoração do centenário de nascimento do reitor Miguel Calmon du Pin e Almeida Sobrinho. A solenidade acontece na próxima quarta-feira (dia 2 de maio), às 10h30, no Salão Nobre do Palácio da Reitoria da UFBA, no Canela. Poucos reitores tiveram um desempenho tão marcante na história da Universidade Federal da Bahia quanto Miguel Calmon, que, mesmo não tendo concluído seu mandato (faleceu no terceiro ano da gestão), projetou a UFBA “para a construção de uma organização dinâmica”, segundo afirmou o Prof. Edivaldo Boaventura em artigo publicado no jornal A Tarde. Seu projeto de universidade, portanto, seria executado por seu sucessor, o Prof. Roberto Santos.

Ao assumir a Reitoria, Miguel Calmon trazia experiência tanto do setor privado quanto da vida pública, tendo sido presidente do Banco Econômico, deputado federal e ministro da Fazenda, no governo parlamentarista de João Goulart. Ainda de acordo com Boaventura, Calmon priorizou, em sua gestão, a regularização das finanças da UFBA, além de tomar medidas que resultariam na ampliação do Campus da Federação. “Em 1966, com projetos específicos de suporte à gestão e à reforma, é o auge de seu reitorado”, ressalta Edivaldo Boaventura, que completa: “Com a chegada da missão da Unesco, pode apresentar o plano completo da reforma, que influiu decisivamente no futuro da corporação”.