Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA celebra posse de professor na Academia Brasileira de Ciências

UFBA celebra posse de professor na Academia Brasileira de Ciências

Sérgio Ferreira é professor do Instituto de Química

A diretoria da Academia Brasileira de Ciências (ABC) elegeu, em Assembleia Geral Ordinária, novos membros para seu quadro de acadêmicos. A cerimônia de posse dos recém-eleitos foi realizada no Golden Room do Hotel Copacabana Palace (Rio de Janeiro), no dia 3 de maio de 2011, às 18h30, ocasião em que a academia completa 95 anos de existência. Entre os eleitos – na área de Ciências Químicas – está o Prof. Sérgio Luis Costa Ferreira, professor do Instituto de Química da UFBA. O mais novo acadêmico, o Instituto de Química, e a Universidade Federal da Bahia, estão de parabéns por esta nova conquista.

Sérgio Luis Costa Ferreira é Pesquisador 1A do CNPq, possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal da Bahia (1979), mestrado em Química pela Universidade Federal da Bahia (1984) e doutorado em Química (Química Analítica Inorgânica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990). É Professor Associado III da Universidade Federal da Bahia. Entre atividades administrativas, exerceu o cargo de Vice-Diretor do Instituto de Química no período de 1998 a 2000 além de Coordenador do Programa de Pós-Graduação deste Instituto por 4 anos. É atualmente membro do Comitê Assessor de Química do CNPq (2010-2012) e também do Comitê de Avaliação dos Cursos de Pós-Graduação da CAPES (Química). Faz parte do Corpo Editorial das revistas cientificas internacionais de Química Analítica: MICROCHEMICAL JOURNAL e APPLIED SPECTROSCOPY REVIEWS. Orientou 25 teses de doutorado e 25 dissertações de mestrado concluídas, sendo que parte destes doutores hoje estão desenvolvendo funções de docência nas seguintes universidades: UFBA, UNEB, UESB, UESC, UFPA, UFPI, UFRB, UFS e UFES.