Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA celebra 90 anos do artista e professor emérito Juarez Paraiso

UFBA celebra 90 anos do artista e professor emérito Juarez Paraiso

.

A UFBA festeja os 90 anos de Juarez Paraiso, comemorado nesta terça-feira, 03 de setembro. É um grande orgulho e honra à instituição celebrar a presença de Paraiso na Universidade. Após 42 anos de dedicação, o professor emérito, mesmo após sua aposentadoria como professor titular da Escola de Belas Artes e como professor Adjunto IV da Faculdade de Arquitetura, continua a se fazer presente na UFBA por meio de seu legado de arte e cultura.

Juarez Marialva Tito Martins Paraiso nasceu em 3 de setembro de 1934 na cidade de Arapiranga (antiga Furnas), na Bahia. Em 1952, aos 17 anos, passa no vestibular, marcando sua conquista como novo aluno na Escola de Belas Artes (EBA), local em que se graduou em Escultura, Gravura e Pintura.

Após sua formação, uma carreira de sucesso e prêmios iniciava-se. E relembrar o currículo de Paraiso é sempre um prazer à UFBA: destaque da segunda geração modernista da Bahia, o artista teve uma importância fundamental na divulgação da linguagem abstrata, através da pesquisa, do ensino, de exposições e da criação de artística.

Além de professor, é escultor, pintor, fotógrafo, muralista, desenhista, gravador e crítico de arte.  Autor de diversas obras das artes plásticas – pintura, escultura, gravuras, desenhos e murais – expostas em centenas de mostras nacionais e internacionais. É membro titular da Academia de Ciências da Bahia e da Academia Brasileira de Ciências.

Para preservar seu legado artístico e cultural, a Escola de Belas Artes fez, em 2023, uma intensa campanha para o tombamento das obras de Juarez Paraiso que estão localizadas em Salvador. Desde 10 de julho, a Prefeitura de Salvador, através da Fundação de Gregório de Matos (FGM), abriu os estudos para o processo de tombamento das obras. Os trabalho de Paraiso estão instalados em prédios públicos e privados, além de obras ao ar livre, espalhadas em diferentes bairros de Salvador.