Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA alcança em 2022 seu maior percentual de publicações em periódicos de destaque mundial

.

A UFBA alcançou em 2022 seu maior percentual de publicações em periódicos científicos de destaque mundial, de acordo com os dados da Scopus, uma das principais plataformas de resumos e citações de literatura científica revisada por pares. Trata-se de um importante indicador do impacto da pesquisa realizada na Universidade, que vem crescendo a cada ano.

De acordo com a base Scopus, 47,3% da produção científica da UFBA em 2022 foi publicada no seleto grupo das 25% revistas científicas mais citadas do mundo. Isso significa que a presença da UFBA cresceu 16,2 pontos percentuais em 10 anos - em 2012, a Universidade teve 31,1% de suas pesquisas em revistas de grande impacto científico. Supera também o índice alcançado em 2021, de 43,1%.

A proporção das publicações científicas da UFBA com colaboração internacional referentes a 2022 também teve aumento: de 32% no ano anterior para 34%. Acréscimo que se torna ainda mais significativo quando comparado a 2012, quando o alcance dos artigos científicos da UFBA com colaboração internacional era de 25,8%.

“Esses dados trazem orgulho. São frutos do conjunto de ações que a UFBA vem adotando ao longo dos últimos anos, que resulta nesse bom desempenho e se apresenta por meio desses indicadores”, declarou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFBA, Ronaldo Oliveira.

Mesmo com o acréscimo percentual das publicações em revistas de impacto e das colaborações internacionais, houve uma queda numérica da produção científica quando comparado a 2021, ano em que a UFBA conquistou 2387 em publicações científicas indexadas pelo Scopus, número que supera os 2120 de 2022.

“Ainda que tenhamos produzido menos, nós publicamos em estratos de mais qualidade, como mostram os gráficos com os dados da Scopus. É emblemático que, mesmo diante de todas as dificuldades de escassez de recursos que vivenciamos nos últimos anos, mesmo diante de todas as dificuldades que a pandemia impôs, a UFBA não se entrega e melhora a qualidade de suas produções”, disse Ronaldo Oliveira.