Mais um chope, com ciência, por favor! Sucesso de público no ano passado, o Pint of Science, um festival internacional de divulgação científica que invade bares pelo mundo afora com papos descontraídos sobre ciência, volta a acontecer em Salvador, nos dias 14, 15 e 16 de maio.
Já estão confirmados na programação deste ano os professores João Carlos Salles, reitor da UFBA, da Filosofia; Aílton Lima Júnior, da Escola Politécnica; Fabíola Greve, Ciência da Computação; Jaílson Bittencourt de Andrade, do Instituto de Química; Mara Zélia, da Faculdade de Farmácia; e Pedro Meirelles, do Instituto de Biologia. A programação completa será divulgada em breve.
Os três bares que sediarão os encontros serão os mesmos do ano passado: Red Burger N’Bar Barra (na rua Afonso Celso), Barravento e Caranguejo do Porto (ambos na orla da Barra, próximo ao Morro do Cristo).
O evento neste ano acontecerá em 56 cidades brasileiras (mais que o dobro das 22 do ano passado), e em diversas cidades de outros 20 países. A ideia é trazer os pesquisadores deixarem das bancadas dos laboratórios para as mesas de bares, para conversar sobre suas pesquisas com a população. Apenas no Brasil, a expectativa é de que 50 mil pessoas de todas as regiões compareçam aos bate-papos. No ano passado, as palestras em Salvador lotaram os bares.
Em Salvador, o Pint of Science é coordenado pelo professor Denis Melo Soares, vice diretor da Faculdade de Farmácia. A relação das cidades participantes já está disponível no site pintofscience.com.br, e a programação em cada localidade poderá ser conferida a partir da segunda quinzena de abril.
Realizado pela primeira vez no Brasil em 2015, quando foi trazido da Inglaterra pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o Pint of Science cresce a cada ano. Neste ano, com a entrada de cidades da região Norte, pela primeira vez o evento abrangerá todas as áreas do país.
Fonte: