Em solenidade no Anfiteatro Prof. Alfredo Thomé de Brito, da Faculdade de Medicina da Bahia da UFBA, às 19h, a Profa. Sonia Gumes Andrade recebe da reitora Dora Leal Rosa, nesta quarta-feira (15 de junho), o título de Professor Emérito da Universidade Federal da Bahia. O título é o reconhecimento da Universidade à contribuição da pesquisadora ao desenvolvimento da ciência. Professora aposentada da UFBA, Sonia Gumes é pesquisadora da Fundação Osvaldo Cruz na Bahia (Fiocruz-BA), instituição que também lhe concederá o título de Pesquisadora Emérita.
Casada com o também médico, professor e pesquisador Zilton Andrade, Sonia é considerada uma pesquisadora das mais conceituadas do Brasil, com 121 artigos publicados em importantes revistas nacionais e internacionais, Sonia Gumes Andrade, apesar da extraordinária contribuição à pesquisa em doença de Chagas, prefere falar da sua vida enquanto cientista de forma serena, ressaltando valores pessoais e comportamentos que em sua avaliação devem balizar a pesquisa e conduzir os experimentos, como a honestidade e a inteligência.
A produção acadêmica e a presença em importantes instituições do campo científico ratificam o reconhecimento da pesquisadora, que também tem em seu currículo 9 capítulos de livros publicados e mais de 30 trabalhos publicados em anais de congressos. Atual chefe do Laboratório de Chagas Experimental, Autoimunidade e Imunologia Celular (Lacei) da Fundação Oswaldo Cruz na Bahia, a pesquisadora é membro da Academia de Medicina da Bahia, e de várias sociedades como a de Medicina Tropical, de Patologia e de Parasitologia.
Atualmente professora aposentada da UFBA, Sonia Andrade foi extremamente importante na implantação e consolidação da pós-graduação na área, inclusive participando ativamente como consultora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Por 20 anos esteve à frente da coordenação do curso de Pós-graduação em Patologia Humana, tornando-o um dos mais importantes do país. Assumiu em 1975 e até 1995, se dedicava de tal forma que motivava os docentes e discentes em busca da excelência acadêmica.