Os candidatos que realizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste mês de novembro devem ficar atentos às fases seguintes do processo seletivo após a divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
A partir do semestre 2020.1, a UFBA adotará somente o Cad Único (Cadastro Único para Programas Sociais, instrumento do Governo Federal que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda) para a análise de renda dos candidatos que optarem pelas cotas de renda. Com isso, não será mais necessária a entrega do conjunto de documentos comprobatórios exigidos em anos anteriores. Os candidatos que não possuírem esse cadastro não poderão se inscrever no Sisu UFBA utilizando as modalidades de cotas por renda per capita.
Após o resultado do Sisu, o candidato deverá efetuar a Pré-Matricula Online através de um formulário que será disponibilizado no site www.ingresso.ufba.br. Essa fase da matricula é obrigatória para todos os candidatos convocados, e o não preenchimento do formulário irá ocasionar a perda da vaga. A entrega presencial de documentos, outra etapa obrigatória no processo seletivo, seguirá as instruções a serem divulgadas no Anexo II do Edital SISU UFBA 2020.1 e, posteriormente, no edital de convocação para matricula.
Para os candidatos que se auto declaram negros, será necessário comparecer no local e datas que serão designadas para participar da etapa de verificação da veracidade da autodeclaração como Pessoa Negra (Preta ou Parda).
Como se inscrever no Cad Único?
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.
A execução do Cad Único é de responsabilidade compartilhada entre o governo federal, os estados, os municípios e o Distrito Federal. Em nível federal, o Ministério da Cidadania é o gestor responsável, e a Caixa Econômica Federal é o agente operador que mantém o Sistema de Cadastro Único.
A família que se enquadra no perfil do programa e ainda não está inscrita no Cadastro Único pode procurar um CRAS – Centro de Referência em Assistência Social no município e solicitar o cadastramento. Para mais informações: http://mds.gov.br/assuntos/cadastro-unico .