Início >> Ufba Em Pauta >> Simpósio Nacional de Geografia Urbana começa a todo vapor

Simpósio Nacional de Geografia Urbana começa a todo vapor

Evento teve início nesta segunda-feira, 20/11

 

A 15ª edição do Simpósio Nacional de Geografia Urbana (SIMPURB) teve início nesta segunda-feira, 20, e segue a todo vapor até quinta-feira, 23 de novembro. O encontro, cujo tema deste ano é “sobre a cidade e o urbano, contribuição da Geografia: que teorias para este século?”, reúne os principais nomes da geografia do país e pesquisadores de áreas afins ao campo científico.

É a segunda vez que a UFBA sedia o evento - a primeira foi em 1997. “Nestas duas décadas a pesquisa em Geografia Urbana se consolidou no país, apontando de modo crítico e analítico para os novos processos e práticas espaciais em curso nas cidades brasileiras e acompanhando as transformações e reestruturações no espaço urbano-metropolitano do país. Urge pensar, analisar e debater estas novas realidades em sua diversidade e complexidade, e o SIMPURB constitui-se como um fórum de referência para essas trocas e discussões, agregando novos conhecimentos ao campo da Geografia Urbana no Brasil”, afirmou professor Angelo Serpa da UFBA, coordenador do evento, durante a mesa de abertura do simpósio.  

Seis mesas redondas irão compor o evento, cada uma com cerca de 3 horas e meia de duração, todas no salão nobre da Reitoria. A primeira mesa busca pensar a cidade e o urbano nos dias atuais, por meio do diálogo com diferentes campos das ciências humanas e sociais – geografia, arquitetura e urbanismo, economia e sociologia. Ana Fernandes (UFBA), Carlos Brandão (IPPUR-UFRJ), Cibele Risek (USP-São Carlos) e José Aldemir de Oliveira (UFAM) compõem a mesa.

A segunda traz o futuro da cidade como tema e questiona “política urbana ou projeto utópico?”. A atividade busca analisar teorias capazes de pensar o futuro das cidades e das lutas urbanas, além de abordar criticamente instrumentos de gestão vigentes e trará Jorge Barbosa (UFF), Igor Robaina (UFES), Tadeu Alencar Arrais (UFG) e Floriano Godinho Oliveira (UERJ) como debatedores.

Na mesa 3, o papel da cidade e do urbano na contemporaneidade serão abordados  a partir de suas contradições, entre elas, as consequências do investimento do capital financeiro, responsável por processos como a verticalização nas cidades. Estarão nas mesas os pesquisadores Jânio Santos (UEFS), Cesar Simoni Santos (USP), Daniel Sanfelici (UFF) e Cláudio Zanotelli (UFES).

A mesa 4 aborda especificidades da cidade e do urbano no Brasil, a partir da formação sócio-espacial brasileira. Os palestrantes serão Saint-Clair Trindade (UFPA), Rita de Cássia da Conceição Gomes (UFRN), Jan Bitoun (UFPE) e Kelly Bessa (UFT).

A mesa 5 traz as escalas espaço-temporais do urbano para discussão. Questiona-se quais os conteúdos da desigualdade que aparecem ou se desdobram em processos como segregação, precarização, exclusão, reclusão, entre outros. Palestrantes: Maria Encarnação Beltrão Sposito (UNESP-PP), Rogério Haesbaert (UFF), Paulo César da Costa Gomes (UFRJ) e Nelba Azevedo Peña (UnB).

A mesa de encerramento irá explorar a contribuição da geografia para pensar e cidade e o urbano no contemporâneo. Marcelo Lopes de Souza (UFRJ), Ana Fani Alessandri Carlos (USP), José Borzacchiello da Silva (UFC) e Arlete Moyses Rodrigues (UNICAMP) serão os palestrantes.

Mais informações: SIMPURB

Confira fotos do primeiro dia do evento: http://bit.ly/2z5yjMI