Início >> Ufba Em Pauta >> Sessões científicas da Pós em Imunologia movimentam ICS em setembro

Sessões científicas da Pós em Imunologia movimentam ICS em setembro

Maria Fátima Dias Costa fará primeira conferência

O Programa de Pós-Graduação em Imunologia da UFBA promovenos dias 5, 12 e 19 de setembro as conferências de seu novo ciclo de sessõs científicas, no Anfiteatro do 4.° andar do Instituto de Ciências da Saúde (ICS),s empre às 11 horas. A primeira apresentação caberá à Profa. Maria Fátima Dias Costa, com o tema “Aspectos da resposta inflamatória glial à infecção “in vitro” por Neospora caninum”. Ela é Professora Titular da UFBA, bioquímica graduada em Medicina, doutora em Neurociências - Universidade de Paris XII e tem pós-doutorado pela Universidade Paris-Val-de-Marne. Atua nas nas áreas de Bioquímica e Neurociências, desenvolvendo projetos voltados para os mecanismos de resposta inflamatória em células do sistema nervoso central e a bioprospecção do efeito de plantas e produtos naturais em células gliais; atua ainda em planejamento, gestão de atividades de pesquisa e pós-graduação e em avaliações institucionais.

A sessão do dia 12 tratará da “Molecule-based allergy diagnosis and therapy”, tendo como conferencista a Profa. Fátima Ferreira-Briza, Professora Titular no Departamento de Biology Molecular da Universidade de Salzburg, Austria, graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia, mestre em Bioquimica pela Universidade de Vienna e doutora em Bioquímica pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Imunologia e biologia molecular, com ênfase em Alergia.

No dia 19 será a vez da Profa. Marta Cristina Antonelli, que abordará o tema Impact of prenatal stress on neurodevelopmental programming”. Pesquisadora da Universidad de Buenos Aires, Argentina, ela é doutora em Bioquímica Neuroquímica, com especialização em Neuroquímica-Neurologia.