A arquiteta e servidora da UFBA Márcia Elizabeth Pinheiro foi aprovada com distinção no Doutorado em Arquitetura. Sua tese, intitulada A História da Arquitetura Hospitalar em Salvador – O Hospital da Santa Casa de Misericórdia e a Emergência do Hospital Terapêutico no Século XIX, foi defendida na última terça-feira, dia 20 de março, na Faculdade de Arquitetura da UFBA e teve como orientador o professor Antonio Pedro de Carvalho.
A doutora Márcia já integrou as equipes da Prefeitura do Campus e na Assessoria de Planejamento e Espaço Físico e atualmente é assessora do Vice-Reitor para Meio Ambiente. Sua tese estuda a história urbana de Salvador pelo prisma da arquitetura e teve como objeto de estudo o Hospital Santa Isabel, primeiro hospital da cidade projetado como equipamento médico.
“Os hospitais surgiram como locais de abrigos de necessitados. Esse modelo começou a mudar no século XVIII. Em Salvador, a evolução ocorreu com o projeto do HSI, o primeiro da cidade baseado no que a medicina dizia que deveria ser um espaço hospitalar”, declarou Márcia.