Início >> Ufba Em Pauta >> Serviço de Oncohematologia do Hospital das Clínicas recebe visita do Reitor e Vice-Reitor

Pesquisas Oncohematológicas são referências no Brasil

Nesta segunda-feira, dia 12 de janeiro, o reitor da UFBA João Carlos Salles e o vice-reitor Paulo Cézar Miguez de Oliveira visitaram o Complexo HUPES – Hospital Universitário Prof. Edgard Santos, acompanhados pelo ex-reitor e Professor Emérito Roberto Santos. A iniciativa faz parte da ação desta nova gestão da UFBA, que tem o objetivo de conhecer os serviços de referência da Universidade para apresentar a sociedade. Na ocasião, o serviço apresentado foi da Oncohematologia e Transplante de Medula Óssea.

Trata-se de um atendimento totalmente público e de qualidade, formando profissionais de saúde especializados nessa área complexa, gerando ao mesmo tempo conhecimento técnico e científico. Com uma abordagem multidisciplinar, esta área dá sustentabilidade à várias outras da clínica médica, como anemia falciforme, tromboses e distúrbios genéticos ligados ao tecido hematopoiético.

Apesar das doenças serem raras, ocorrendo em relativa pequena parcela da população, geralmente são malignas. A Dra. Glória Bonfim, coordenadora da Hematologia, apresentou como está formado o setor, que funciona com uma equipe composta por profissionais de serviço social, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, cuidados paliativos, administrativos, entre outros.

O Hospital das Clínicas detém o único laboratório de diagnóstico de neoplasias hematológicas no Estado da Bahia. A enfermaria tem a capacidade de 16 leitos, sendo 11 de hematologia e 5 de transplante. O serviço atende cerca de 1000 pacientes por ano no Ambulatório Magalhães Neto. Uma média de 150 pacientes por semana são portadores de doenças malignas, como a leucemia aguda e linfomas agressivos, que requerem horas de atendimento para mapeamento do quadro.

Coordenada pelo Dr. Marco Aurélio Salvino, a unidade de transplante foi inaugurada em agosto de 2010 e desde então tem realizado uma média de 3 a 4 transplantes por mês. No total, o serviço já realizou 140 transplantes, sendo 122 autólogos (do próprio paciente), 16 alogênicos (doação da medula de outra pessoa para o paciente) e 2 haploidenticos (transplante com doadores parcialmente idênticos).