Com a presença da reitora Dora Leal Rosa; do ministro Alexandre Padilha, da Saúde; do governador Jaques Wagner; e do secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, foi inaugurado nesta sexta-feira (27 de janeiro) o Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas Gregório de Matos, na Faculdade de Medicina da Bahia da UFBA (FMB - Largo do Terreiro de Jesus, no Pelourinho). O CAPSAD Gregório de Matos, financiado pelo Governo do Estado da Bahia através de convênio com a UFBA, é um serviço da Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti (ARD-FC), programa de extensão permanente do Departamento de Saúde Família da FMB.
O CAPSAD será um serviço docente-assistencial com a finalidade de capacitar e formar profissionais especializados para atuação em centros de atenção psicossocial (CAP) de álcool e outras drogas, visando a promover apoio matricial aos municípios baianos para a estruturação de redes de atenção integral a usuários de álcool e outras drogas.
Dentro da vertente assistencial, o CAPSAD Gregório de Matos se constituirá numa resposta às demandas dos usuários de substâncias psicoativas de Salvador, em particular do Centro Histórico, onde já conta com ações territoriais consolidadas ao longo de vários anos pela ARD-FC. Sua capacidade é de 1.870 procedimentos para 190 pacientes/mês, sendo 40 em cuidados intensivos e 90 não intensivos.
Assim como a ARD-FC, o novo serviço está localizado no Pavilhão Carneiro de Campos, anexo do complexo monumental da bicentenária Faculdade de Medicina da Bahia, reformado e restaurado com recursos do Ministério da Saúde e de emendas parlamentares individuais apresentadas pela senadora Lídice da Mata.