“Por que incluir o tema de agrotóxicos na formação universitária?”. Inspirados por esse questionamento, o seminário “agrotóxicos e saúde: um desafio na formação universitária na área de saúde e ambiente” trará uma ampla discussão sobre o uso de agrotóxicos e seus malefícios à saúde pública, no auditório da Faculdade de Direito, na próxima sexta-feira, 07 de junho, de 8h30 às 18h.
O evento será aberto para o público em geral. Interessados devem se inscrever até 02 de junho por meio do site <inscricaosiatex.ufba.br>. Uma vez no site, deve-se preencher os campos abaixo para registro no evento:
Relatório: 11732
Senha: aes2024
Na área de estudos, entende-se que a abordagem à questão dos agrotóxicos envolve uma série de disciplinas, incluindo toxicologia, epidemiologia, saúde ambiental e segurança alimentar. O seminário irá abordar, especialmente, a introdução do tema na formação universitária dos cursos de saúde. A reflexão buscará contribuir para a capacitação dos profissionais de saúde, uma força-tarefa atenta a enfrentar os desafios relacionados aos agrotóxicos.
O evento tem como público-alvo gestores dos diversos cursos de saúde, estudantes de graduação e pós-graduação da área de saúde e ambiente, e contará com renomados pesquisadores e representantes do campo jurídico e da sociedade civil. Terá palestras, mesas-redondas e espaço para debates, um incentivo a troca de ideias entre diferentes pessoas e instituições.
De acordo com a coordenação do evento, busca-se “sensibilizar e estimular gestores dos diversos cursos de saúde no âmbito da universidade a introduzir mudanças curriculares que contemplem a análise dos efeitos dos agrotóxicos na saúde humana, de modo a formar profissionais de saúde capazes de desenvolver ações voltadas à prevenção e controle dos determinantes, riscos e danos associados ao ciclo produção-distribuição-consumo de produtos agrícolas cultivados com o uso de agrotóxicos, incluindo o desempenho de um de um papel ativo”.
Inscreva-se e participe do seminário!
Mais informações: agenda.ufba.br