Início >> Ufba Em Pauta >> Semana de Computação desponta como um dos maiores evento de TI do Nordeste

Semana de Computação desponta como um dos maiores evento de TI do Nordeste

Estudantes querem maior conexão com a Academia

Entre os dias 3 e 6 de outubro a UFBA será palco para um dos maiores eventos de tecnologia do Nordeste. Trata-se da SEMCOMP (Semana da Computação), que contará com mais de 30 atividades dentre palestras, minicursos e workshops. O evento, que possui como tema "Conect the Dots", propõe uma maior aproximação da comunidade acadêmica com o que há de mais novo no mercado e promete também ser um momento oportuno para o pontapé inicial de projetos pensados pelos alunos. Fernando Sandes, aluno de Ciência da Computação e coordenador geral da SEMCOMP, diz que "ainda faltam incentivos e recursos para que os alunos começem a empreender dentro da Universidade, é necessário tanto uma melhora na infraestrutura como uma maior orientação, por exemplo, quanto a questões como propriedade intelectual e oportunidades de mercado". Com o evento, afirma, "pretendemos esclarecer para os alunos presentes dúvidas que eles possam ter e motivá-los a darem início aos seus projetos", pois "a SEMCOMP pode ser uma grande oportunidade de conectar pessoas com os mesmos interesses". O evento é realizado pela InfoJr UFBA, empresa júnior de computação da qual Fernando foi presidente em 2011. "A empresa júnior é um grande espaço para se discutir inovação e empreendedorismo, buscando sempre transformar toda essa reflexão em ação", acrescenta o estudante, ressaltando que "a SEMCOMP foi um projeto que nasceu de várias discussões dentro da empresa sobre as carência da comunidade de computação na UFBA. Resolvemos não só criticar mas partir para a prática".

Entre as grandes figuras de TI que estarão presentes ao evento destacam-se nomes como os de Paulo Cunha (presidente da Sociedade Brasileira de Computação), Nivio Ziviani (Professor Emérito da UFMG e autor do livro "Projeto de Algoritmos") , Sergio Cavalcante (CEO do C.E.S.A.R , empresa mais inovadora do Brasil, segundo a Finep), Fábio Akita (personalidade do ano pela Info e CEO da CodeMiner), Alexandre Gomes (líder do Transparência Hacker Brasil e CEO da SEA Tecnologia) e Tiago Albinelli (líder técnico da globo.com). Além destes, o evento ainda trará para a Universidade outros diversos nomes vindos de todos os cantos do Brasil para compartilhar experiências junto aos alunos.

Além das palestras, a SEMCOMP será espaço para prática e aprendizado de novas tecnologias. "Estamos com seis turmas de minicursos e com espaços para Coding Dojos, que são sessões de programação em grupo para que todo o público interaja e crie algo em conjunto. Ninguém será espectador, todo mundo participa na solução do desafio proposto", conta Fernando Sandes. Durante os qautro dias de evento haverá espaço também para que os participantes consigam estágio: o processo seletivo da ThoughtWorks Brasil terá uma de suas etapas realizadas dentro da SEMCOMP. A empresa, que é uma das maiores consultorias de TI do mundo terá um espaço de quaro horas com os participantes com o objetivo de captação de novos talentos. Todo o processo será liderado pessoalmente pela chefe de Recrutamento da ThoughtWorks no Brasil, Camila Tartari.

A expectativa é de que seja realizada na Universidade a melhor semana da computação do país. "Nenhum outro evento conta com uma grade de programação tão qualificada quanto a nossa. Estamos felizes com o interesse das pessoas em virem para Bahia buscar talentos e compartilhar experiências. As inscrições têm sido um sucesso e é muito bacana poder ver a grande adesão dos alunos da Universidade; temos certeza de que eles só irão contribuir ainda mais para o sucesso do evento", destaca Sandes. Como patrocinadores da SEMCOMP estão presentes grandes empresas do país, como a globo.com e a ThoughtWorks, além de empresas baianas como a Avansys, JusBrasil, TecnoTrends e Zetks.

As inscrições já econtram-se abertas e todas as demais informações podem ser encontradas no site do evento - www.infojr.com.br/semcomp.