Início >> Ufba Em Pauta >> Santander prorroga prazo para concessão de bolsas de estudo em Portugal

Santander prorroga prazo para concessão de bolsas de estudo em Portugal

Brasileiros podem escolher entre 11 instiutições

O Banco Santander prorrogou o prazo de inscrições para seleção de cinco estudantes de graduação da UFBA para o Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades 2012. Este Programa visa possibilitar aos alunos de graduação, regularmente matriculados, a oportunidade de intercâmbio em Portugal, durante seis meses, com bolsas individuais no valor em reais referente a 3.300 euros. Os estudantes interessados devem estar regularmente matriculados na UFBA, ter integralizado 50% da carga horária do seu curso, possuir coeficiente de rendimento a partir de 7,0, quando da sua inscrição; e não ter sido contemplado em nenhum Programa de Mobilidade Nacional ou Internacional do Santander Universidades. Após finalizar a primeira etapa do procedimento de inscrição no site, o candidato deve comparecer à Assessoria para Assuntos Internacionais da UFBA (AAI) até as 12h do dia 3 de setembro para a entrega dos seguintes documentos (original e cópia): histórico escolar oficial e o comprovante da inscrição realizada no site www.santanderuniversidades.com.br/bolsas. A bolsa deve ser utilizada até o primeiro semestre de 2013. Uma dessas bolsas é destinada à Universidade de Coimbra e as quatro bolsas restantes para qualquer uma das 11 instituições de ensino superior portuguesas conforme lista abaixo:
1. Universidade do Porto
2. Universidade de Coimbra
3. Universidade Técnica de Lisboa
4. Inst. Sup. Agronomia (Univ. Téc. Lisboa)
5. Universidade Nova Lisboa
6. Universidade Aveiro
7. Universidade Algarve
8. Universidade da Madeira
9. Instituto Politécnico do Porto
10. Instituto Politécnico Setúbal
11. Universidade da Beira Interior

As inscrições estarão abertas até 2 de setembro no site do Santander Universidades (
www.santanderuniversidades.com.br/bolsas). A entrevista presencial, de caráter eliminatório, será realizada na AAI (a nova data será divulgada posteriormente), onde serão avaliados: capacidade de comunicação, objetividade, clareza de argumentação, poder de persuasão e pertinência às questões da entrevista. Caso haja candidatos inscritos que pertençam aos campi da UFBA localizados em Barreiras e Vitória da Conquista, estas entrevistas poderão ser realizadas por meios eletrônicos, no mesmo dia e período de tempo estipulado para a entrevista presencial. Caso o número de inscrições seja superior a 30 (trinta) candidatos, haverá uma prova de redação (a nova data e local serão divulgados posteriormente), onde serão avaliados: a) Conteúdo - tratamento do tema de forma pessoal e pertinente; b) Expressão - sequência lógica; estrutura do parágrafo, do período e da oração; coerência e coesão; concisão e clareza; uso da norma culta: ortografia, acentuação, pontuação, concordância, regência, colocação, adequação de vocabulário. Será atribuída pontuação zero à prova de Redação que: 1. se afastar do tema proposto; 2. apresentar texto padronizado quanto a conteúdo, estrutura e vocabulário, comum a vários candidatos; 3. for apresentada em forma de verso; 4. não for respondida na respectiva Folha de Resposta; 5. for assinada fora do local apropriado; 6. for escrita a lápis, em parte ou na sua totalidade; 7. apresentar texto incompreensível ou letra ilegível.
A divulgação do nome dos selecionados dar-se-á até o dia 17 de setembro. A data da reunião na Assessoria para Assuntos Internacionais da UFBA com todos os alunos contemplados será divulgada em data oportuna. O horário de atendimento da AAI é, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8 às 12h; e às terças e quintas-feiras, das 14 às 17h.