Início >> Ufba Em Pauta >> Saladearte da UFBA exibe clássico sobre cangaço

Saladearte da UFBA exibe clássico sobre cangaço

Sessão integra projeto de rede de cinemas universitário

O filme A Morte Comanda o Cangaço, produzido em 1960, será exibido na Saladearte Cinema da UFBA às 19h desta terça-feira  (10/09), completamente restaurado e digitalizado pela Cinemateca Brasileira, no ano passado.  A projeção do clássico, dirigido por Carlos Coimbra,  será gratuita e marca a segunda sessão do projeto Rede de Cinemas Universitários Digital.

O filme integra a programação do evento 300 Anos de Cinema, que acontece na Cinemateca Brasileira até  22 de setembro. A exibição simultânea contempla todas as salas da rede: na USP, na Cinemateca Brasileira, na UFRGS e na Fundação Joaquim Nabuco, em Recife, além da Saladearte da UFBA.

As sessões da Rede de Cinemas ocorrem todas as segundas terças-feiras de cada mês. A intenção é possibilitar que as obras de cada uma das instituições possam ser compartilhadas e exibidas em cada sala. Na prática, um vídeo na rede de uma instituição estará disponível para transmissão em outra, através de um servidor de armazenamento.

Rede de Cinemas

Através de uma parceria do Ministério da Cultura (MinC) com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – que entra com seu órgão associado, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) –, desenvolveu-se um sistema de compartilhamento e transmissão multimídia, através das salas de cinema brasileiras. Na UFBA, o projeto é viabilizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proext) e conta com o apoio do Centro de Processamento de Dados (CPD) e da Sala de Arte Cinema da UFBA.