Diante das tragédias no estado de Minas Gerais com o rompimento de barragens, o Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho (PPgSAT) da Faculdade de Medicina da Bahia/UFBA promove uma reflexão sobre o tema com a palestra “O rompimento de barragens de rejeitos da mineração: consequências e implicações com o modelo de gestão ambiental”.
A atividade será ministrada pelos professores da Escola Politécnica da UFBA, Severino Soares e Luiz Roberto Santos, especialistas em projetos ambientais e Engenharia Sanitária, às 10h do dia 20/11, sala 1, da sede da Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus. O evento tem acesso aberto a interessados.
Tema relevante
Diante das notícias sobre o rompimento de barragens de rejeitos de mineração, no interior de Minas Gerais com liberação de lama – contendo altas concentrações metais tóxicos, que vem contaminando várias cidades mineiras – os pesquisadores acreditam que o ocorrido contribuirá para a degradação ambiental, da fauna e flora, que repercutirá por décadas, além da deterioração da qualidade da água para consumo humano, com consequências de médio e longo prazos para o abastecimento das populações. Por isso, o debate do tema projeta-se como atividade relevante para a saúde e segurança ambiental.