Início >> Ufba Em Pauta >> Revista internacional divulga atividades de grupo estudantil da UFBA

Revista internacional divulga atividades de grupo estudantil da UFBA

Capítulo da UFBA reúne estudantes da área de computação

Grupo do curso de Ciência da Computação da UFBA é parte de matéria em revista de estudantes da maior sociedade científica de computação do mundo, a Association for Computer Machinery (ACM¹). Sendo, durante o período de vigência, a única representação estudantil da ACM em todo o Brasil, o capítulo (grupo) Computer Science Student Chapter da ACM-UFBA (CSSC) foi recentemente divulgado em matéria da XRDS², revista da ACM voltada para estudantes. O capítulo, fundado em agosto de 2010 por iniciativa de um aluno de graduação e outro de doutorado do curso de Ciência da Computação da UFBA, tinha como propósito a divulgação da sociedade, o maior envolvimento dos alunos de computação da UFBA (Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação e Licenciatura em Computação) nas atividades extracurriculares, além de incentivar e promover a área de computação, tanto em nível local quanto nacional.

Durante seu período de atividades, o grupo, principalmente por esforço de alunos de graduação, participou junto à Sociedade Brasileira de Computação (SBC³) na semana da SBC para divulgação de ambas as sociedades entre os alunos do curso, consolidando a recente parceria firmada entre as sociedades. O capítulo participou da Calourosa, juntamente com o Diretório Acadêmico dos estudantes de Computação (DAComp), distribuindo discos de softwares de plataforma livre, dentre outras atividades, servindo de ponte para a sociedade geral e do curso. Também serviu de ponte entre alunos recém-ingressos e veteranos durante o período de matrícula, no intuito de, em um ambiente descontraído, mostrar o lugar que o estudante pode ocupar na Universidade, e sociedades científicas, bem como de que forma este pode dar seu retorno à sociedade global, dada sua formação centrada nos princípios da educação pública, gratuita e de qualidade.

O capítulo é um exemplo de força de vontade e perseverança da atuação de alunos de graduação, que apesar de ainda inexperientes firmaram acordo com a sociedade por iniciativa própria e atuaram juntamente com entidades locais para melhorar ainda mais a qualidade do curso e as opções de atividades extracurriculares aos alunos ligados a área.

Referências:

¹ http://www.acm.org
² 
http://dl.acm.org/citation.cfm?id=2000775&CFID=42580291&CFTOKEN=46542627
³
 http://www.sbc.org.br/