Início >> Ufba Em Pauta >> Restaurante Universitário e Buzufba - Nota da UFBA

Restaurante Universitário e Buzufba - Nota da UFBA

.

A Universidade Federal da Bahia tem compromisso com a assistência estudantil e, por isso, acolhe a demanda dos estudantes em favor da reativação do Restaurante Universitário e do Buzufba. Nesse sentido, a Universidade informa que vem envidando todos os esforços possíveis a fim de promover a retomada desses dois importantes serviços com a maior brevidade.

O Restaurante Universitário (RU) já tem contrato assinado com uma nova empresa fornecedora de alimentos e deverá ser reaberto em maio. O atraso na reabertura do RU e pontos de distribuição deveu-se ao prazo contratual de que a empresa vencedora da licitação dispunha para instalar sua linha de produção - trabalho que já foi iniciado e vem sendo acompanhado pela Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil. Enquanto o serviço não for retomado, os estudantes em situação de maior vulnerabilidade seguirão recebendo auxílio-alimentação, como ocorreu ao longo de todo o período da pandemia.

A suspensão da oferta do serviço do Buzufba no semestre 2022.1 se deu em função do desinteresse da empresa que venceu o pregão realizado em 2021 pelo contrato, em consequência da defasagem imposta pelo aumento exorbitante dos preços dos combustíveis, no início deste ano. A Procuradoria Jurídica junto à UFBA recomendou então à Pró-reitoria de Administração a realização de outra licitação e, concomitantemente, a avaliação por parte da gestão para a contratação emergencial do serviço do Buzufba. Esta contratação foi decidida e está sendo realizada nesta semana, devendo ser concluída ainda no mês de abril.

Ciente dos transtornos causados pela ausência desses dois serviços, a UFBA se solidariza aos estudantes prejudicados e trabalha incansavelmente para que os serviços do Restaurante Universitário e do Buzufba sejam retomados o mais rapidamente possível.