A Reitoria da Universidade Federal da Bahia manifesta seu total repúdio ao tratamento desrespeitoso dispensado a uma aluna transgênero do curso Estudos de Gênero e Diversidade da UFBA, por um vigilante no campus de Ondina, e sua determinação em apurar com rigor os fatos relacionados, ocorridos entre 9 e 17 de janeiro, para tomar as medidas cabíveis.
Uma comissão de averiguação já está em campo levantando as informações sobre os atos de violência cometidos e, nos próximos dias, encaminhará à administração central suas conclusões, que servirão de base às decisões da Reitoria.
Neste momento, a Reitoria julga fundamental enfatizar os valores essenciais da UFBA, seu respeito intransigível aos direitos humanos, seu caráter democrático, aberto e inclusivo, e sua firme oposição a qualquer ato que expresse racismo, lgbtfobias, sexismo e capacitismo, entre outros modos de discriminação. Ao mesmo tempo, manifesta sua solidariedade à aluna atingida pelos atos de violência e seu compromisso em não deixar impune atitudes dessa natureza.