O Congresso da UFBA, que acontece de 14 a 17 de julho, receberá o seminário “A Extensão e o compromisso público da Universidade”, uma realização da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). O evento, que trará a Salvador reitores e representantes das IFEs de todo o país, acontece das 8 às 17h, no dia 15, no auditório da Biblioteca Universitária de Saúde Professor Álvaro Rubim de Pinho. A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso(UFMT), Maria Lúcia Neder, presidente da associação, coordenará o seminário temático.
Esse Seminário será, como destacou o reitor João Carlos Salles, uma oportunidade de conhecer as experiências de universidades de todo o país, em um momento em que a UFBA estimula as ações de extensão, que “têm a faculdade especial de apresentar outros saberes capazes de enriquecer a formação acadêmica”.
Criada em 1989, a Andifes reúne Reitores de 67 universidades, institutos e centros de educação tecnológica federais na interlocução com o governo federal, com as associações de professores, de técnico-administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral. A ANDIFES representa atualmente 63 universidades federais do país, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs) e dois Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs).