Início >> Ufba Em Pauta >> Reforma de anexo da FMB UFBA adequa espaço físico ao currículo

Reforma de anexo da FMB UFBA adequa espaço físico ao currículo

Obra recebeu investimentos do TSD SESU/MEC e do REUNI

A entrega das obras de ampliação e reforma do Anexo I – Faculdade de Medicina da Bahia – UFBA – Doutora Rita Lobato Velho Lopes, que será realizada às 11h desta sexta-feira (23/08), no Canela, responde à antiga necessidade de adequação do espaço físico à estrutura curricular idealizada para o curso de Medicina. De acordo com a diretora da FMB, professora Lorene Louise Silva Pinto, “a requalificação do Anexo é prioritária para a graduação, pois a unidade ministra 70 componentes curriculares para cerca de mil estudantes e precisa de ambientes adequados aos pequenos grupos que assistem às aulas nos diversos laboratórios de habilidades, ao longo dos seis anos de duração do curso”.

Diante das especificidades do desenho curricular do curso de Medicina, o prédio precisava passar por uma completa reforma para servir adequadamente às turmas que se reúnem em espaços pequenos por necessitarem de maior proximidade com os professores nos laboratórios de treinamento e simulação, informou a diretora. Além disso, era preciso melhorar as instalações sanitárias, possibilitar o acesso a pessoas com necessidades especiais e modernizar os equipamentos.

O processo de ampliação e reforma, que durou 14 meses, esclarece o Vice-Reitor Luiz Rogério Bastos Leal, atendeu a compromissos com o Ministério da Educação/SESU, a partir do Termo de Saneamento de Deficiências. A reforma representa um investimento total de R$ 3.239.330,64. R$ 2.000.000,00 são provenientes do Projeto Restauração da Faculdade de Medicina - TSD/SESU/MEC, e 1.239.330,64, do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. O projeto de ampliação e reforma foi elaborado pelo arquiteto Nelson Damasceno, da SUMAI, que buscou preservar as características originais do prédio, de autoria dos professores Analdino Lisboa e Carlos Campos da FAUFBA.

O prédio que leva o nome da primeira mulher formada em Medicina no Brasil, em dezembro de 1887, possui quatro pavimentos, e a obra contemplou a reforma de 13 salas teóricas para 40 e 60 alunos, 02 auditórios para 120 pessoas, 01 laboratório de informática, 07 laboratórios de práticas cirúrgicas, salas de apoio administrativo, salas de reuniões, salas de video-conferência, requalificação da área de convivência nomeado “Espaço Sérgio Cardoso”, diretórios acadêmicos e sanitários. A ampliação contemplou a requalificação do laboratório de pesquisa e experimentação cirúrgica e a instalação de 02 novas salas para projetos de iniciação científica. Além destas intervenções foram requalificadas as instalações elétricas, com nova subestação, instalações de lógica e climatização e encontra-se em fase de instalação e montagem do mobiliário e laboratórios.