Início >> Ufba Em Pauta >> Recital de violão e lançamento de discos festejam 20 anos do PPGMUS

Recital de violão e lançamento de discos festejam 20 anos do PPGMUS

Concerto é nesta quinta, 30, no Salão Nobre da Reitoria

A Escola de Música promove nesta quinta-feira (30 de setembro) o recital de comemoração dos 20 anos de criação do Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA (PPGMUS), com a apresentação do violonista Mario Ulloa, às 20h, no Salão Nobre do Palácio da Reitoria. Na ocasião, serão homenageados os professores integrantes do primeiro colegiado do curso e será lançado o conjunto de quatro discos produzidos pelo Projeto de Memória Musical da UFBA, frutos de um resgate histórico de execuções memoráveis protagonizadas por uma das homenageadas da noite, a Profa. Ryoko Katena Veiga. São todas gravações feitas ao vivo, registradas com os recursos técnicos possíveis à época. O projeto Memória Musical da UFBA, de caráter documental, integra-se ao do Dicionário de Músicos e Expressões Musicais na Bahia.

O evento é público e não menos de quatrocentos conjuntos estarão à disposição dos que compareçam (um por pessoa) e que se disponham a assinar uma lista em branco da Editora da UFBA, com seu CPF e endereço ou correio eletrônico. São patrocinadores o CNPq, o Programa de Pós-Graduação em Música e a Fundação Gregório de Mattos, com apoio da Academia Brasileira de Música (liberação de complexos direitos autorais e editoriais), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da direção da Escola de Música. Coube a realização à Editora da UFBA, responsável por um trabalho primoroso, juntamente com a Sonare.

Nascido numa família de tradição musical da Costa Rica, o violonista Mário Ulloa estuda violão desde os quatro anos de idade. Em 1985, formou-se em música na Universidade de Costa Rica e continuou seus estudos musicais na Musikhochschule Kolon, Alemanha, onde obteve o diploma de Concertista. Durante quatro anos, cursou o PPGMUS, onde se doutorou sob a orientação do Prof. Joel Barbosa. Tem se apresentado nas principais capitais brasileiras e em diversos países europeus e da América Latina, além de Canadá e Estados Unidos. Gravou os discos “Mario Ulloa no Brasil” (1988) e “Mário Ulloa interpreta J. S. Bach” (2001), este último premiado no Troféu Caymmi.