Início >> Ufba Em Pauta >> “Quem tem voz no Brasil?”: Evento promove debate sobre educação e liderança no Brasil

“Quem tem voz no Brasil?”: Evento promove debate sobre educação e liderança no Brasil

Visa multiplicar discussões da Brazil Conference 2019

"Quem tem voz no Brasil?". Esse será o tema do evento promovido pela embaixadora da Região Nordeste da Brazil Conference 2019, Aniele Berenguer, estudante do quinto semestre do curso de Psicologia da UFBA, que acontece no dia 11 de junho, terça-feira, das 14 às 20 horas, no Auditório do PAF 1, campus Ondina. A iniciativa busca debater educação e liderança no contexto brasileiro numa perspectiva interseccional, refletindo sobre gênero, raça e classe. As inscrições poderão ser feitas gratuitamente a partir de quarta-feira, 05 de junho, na página do Facebook ou do Instagram do evento. As vagas são limitadas.

A proposta faz parte do Centro Regional Brazil Conference – edição Salvador –, que tem por objetivo multiplicar os debates e discussões ocorridos durante a conferência, realizada em abril deste ano, na Universidade de Harvard e MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos Estados Unidos. Na edição da Região Nordeste, haverá dois painéis temáticos e um bate papo, sobre educação e liderança, que contarão com cinco palestrantes convidadas. As atividades serão mediadas pelo grupo de influenciadoras digitais Nagonianas.

O primeiro painel, denominado “Educação para quem?”, debaterá o acesso ao espaço universitário, com a participação de Cássia Maciel, Pró-reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFBA; de Deane de Jesus, estudante e idealizadora do projeto de extensão Comucidade – Formações e Práticas em Psicologia Comunitária Latinoamericana; e da Profa. Liliane Bittencourt, fundadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça e Saúde (NEGRAS).

Após o coffee break, ocorrerá o segundo painel, “Liderança para quê?”, que refletirá sobre a importância da liderança e seu impacto através dos cases de Gabi Oliveira, comunicadora social, youtuber (canal DePretas) e ativista, e Luana Genot, fundadora e diretora executiva do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), publicitária e escritora.

As vagas são limitadas e a inscrição é gratuita. O evento é aberto para estudantes, professores e membros da comunidade externa. Os interessados podem se inscrever através do formulário online, disponível na página do evento.

 

Sobre a organizadora – Aniele Berenguer

Aniele Berenguer (22), estudante do quinto semestre do curso de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi selecionada para representar o Brasil em dois importantes eventos internacionais: o Brazil Conference at Harvard & MIT, em abril, nos Estados Unidos, e o Girls 20, em maio, no Japão.

A Brazil Conference at Harvard & MIT é uma conferência realizada pela comunidade brasileira de estudantes na Universidade Harvard e no Massachusetts Institute of Technology, em Boston. Ela integrou um grupo de 10 estudantes do país, dois de cada região, selecionados para participar do evento, que aconteceu entre 5 a 7 de abril, nos Estados Unidos.

O Girls 20 Summit, é um importante evento de liderança para mulheres lançado em 2009 pela Iniciativa Global Clinton, que seleciona 20 jovens oriundas do G-20, abreviatura de Grupo dos 20, as 19 maiores economias nacionais do mundo e mais a União Europeia (UE). O evento ocorreu entre 24 e 31 de maio, em Tóquio, no Japão, onde debateu questões de gênero e as condições de vida das mulheres no mundo atual.

Com a promoção do debate “Quem tem voz no Brasil?”, a estudante pretende dar visibilidade a referências negras e ampliar os debates sobre racismo e machismo dentro do espaço universitário, replicando os conhecimentos e as experiências adquiridas com a sua participação nos eventos internacionais.